Audi A3 Sedan em alta, BMW Série 5 e Porsche Panamera mostrando força. Confira agora todos os destaques de maio entre os sedãs premium.
Há dez meses seguidos, o Classe C segue sem concorrência entre os modelos médios premium. Em alta de quase 35% sobre 2016, o Mercedes-Benz foi o preferido por 365 consumidores em maio e assegurou o seu resultado mais forte no ano.
Terceiro na última lista, o A3 Sedan avançou 22% nos últimos doze meses e quase 80% sobre abril e assumiu a vice-liderança. Vale ressaltar que, das 326 unidades emplacadas no mês passado pelo Audi, quase 40% (129) foram comercializadas por meio de vendas diretas.
Em baixa de quase 10%, o BMW Série 3 (262) caiu para terceiro. Para o A4, no entanto, o mês foi ainda pior: com apenas 45 unidades, resultado mais fraco desde agosto passado, o Audi foi superado pelo Mercedes CLA (47) e caiu para o quinto lugar. Pior do que isso: comparado com o líder, o A4 vendeu oito vezes menos.
Atrás do Jaguar XE (41), o BMW Série 4 (33) foi o campeão de crescimento (+135,7%). Lanterna, o Volvo S60 (7) igualou o seu pior resultado desde fevereiro de 2015 (7). Audi A5 – cuja nova geração chegará às concessionárias no segundo semestre – passou em branco.
Sedãs Médios Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
MAI/17 |
ABR/17 |
MAI/16 |
% MAI 17 |
% ABR 17 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
1357 |
365 |
258 |
271 |
32,42% |
31,43% |
41,47% |
34,69% |
2º |
AUDI A3 SEDÃ |
1085 |
326 |
184 |
267 |
28,95% |
22,41% |
77,17% |
22,10% |
3º |
BMW SÉRIE 3 |
1066 |
262 |
205 |
289 |
23,27% |
24,97% |
27,80% |
-9,34% |
4º |
MERCEDES-BENZ CLA |
166 |
47 |
32 |
70 |
4,17% |
3,90% |
46,88% |
-32,86% |
5º |
AUDI A4 |
374 |
45 |
82 |
110 |
4,00% |
9,99% |
-45,12% |
-59,09% |
6º |
JAGUAR XE |
184 |
41 |
26 |
51 |
3,64% |
3,17% |
57,69% |
-19,61% |
7º |
BMW SÉRIE 4 |
120 |
33 |
24 |
14 |
2,93% |
2,92% |
37,50% |
135,71% |
8º |
VOLVO S60 |
49 |
7 |
10 |
18 |
0,62% |
1,22% |
-30,00% |
-61,11% |
9º |
AUDI A5 |
2 |
0 |
0 |
73 |
0,00% |
0,00% |
- |
-100,00% |
10º |
LEXUS IS250 |
0 |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
4403 |
1126 |
821 |
1163 |
100,00% |
100,00% |
37,15% |
-3,18% |
Observação: O BMW Série 4, anteriormente incluído entre os esportivos, agora faz parte do segmento em função da versão Gran Coupé.
A chegada da nova geração de seu maior rival parece ter afetado as vendas do Classe E. Com 28 unidades, o Mercedes-Benz foi o único entre os quatro primeiros colocados a vender menos do que no ano passado. Ainda assim, o resultado foi suficiente para mantê-lo na liderança entre os sedãs maiores.
Praticamente triplicando os números de 2016, o novo BMW Série 5 (25) encostou no primeiro colocado e promete briga acirrada nos próximos meses pela ponta. Quem também se destacou foi o Porsche Panamera (13), que vendeu em apenas um mês mais da metade do que vendeu em todo o ano passado (24).
Vice-líder em fevereiro e março, o Jaguar XF (9) caiu para o quarto lugar, mas ao menos se manteve estável nos últimos doze meses. O Audi A6 foi o quinto, com três unidades. Da sexta à nona posição, empate entre Audi A7, BMW Série 7 e os Mercedes CLS e Classe S, todos com duas unidades.
Sedãs Grandes Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
MAI/17 |
ABR/17 |
MAI/16 |
% MAI 17 |
% ABR 17 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
136 |
28 |
37 |
30 |
32,56% |
52,86% |
-24,32% |
-6,67% |
2º |
BMW SÉRIE 5 |
55 |
25 |
22 |
9 |
29,07% |
31,43% |
13,64% |
177,78% |
3º |
PORSCHE PANAMERA |
25 |
13 |
0 |
4 |
15,12% |
0,00% |
- |
225,00% |
4º |
JAGUAR XF |
36 |
9 |
6 |
9 |
10,47% |
8,57% |
50,00% |
0,00% |
5º |
AUDI A6 |
13 |
3 |
2 |
7 |
3,49% |
2,86% |
50,00% |
-57,14% |
6º |
AUDI A7 |
6 |
2 |
0 |
5 |
2,33% |
0,00% |
- |
-60,00% |
7º |
BMW SÉRIE 7 |
11 |
2 |
2 |
1 |
2,33% |
2,86% |
0,00% |
100,00% |
8º |
MERCEDES-BENZ CLASSE S |
6 |
2 |
0 |
5 |
2,33% |
0,00% |
- |
-60,00% |
9º |
MERCEDES-BENZ CLS |
14 |
2 |
1 |
7 |
2,33% |
1,43% |
100,00% |
-71,43% |
|
|
302 |
86 |
70 |
77 |
100,00% |
100,00% |
22,86% |
11,69% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Jeep Commander volta à América do Norte após 15 anos graças ao Brasil
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
CAOA Chery Tiggo 8 PRO tem preço reajustado e chega a R$ 200 mil
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora