Considerado por muitos como o pai do mercado de preparação na América do Norte, Vic Edelbrock Jr. já não está mais entre nós. Responsável por comandar a famosa preparadora Edelbrock por mais de 5 décadas, o entusiasta faleceu de causas naturais na última sexta-feira nos Estados Unidos, aos 80 anos de idade.
A história da empresa começou em 1938, quando Edelbrock pai transformou uma pequena oficina de reparação de automóveis em uma loja de performance, ainda bastante modesta, no sul da Califórnia. Em 1962, quando tinha 26 anos, Edelbrock Jr. assumiu os negócios após a morte prematura do pai e transformou a preparadora no que ela é hoje. De uma pequena loja de 5 mil m² e 10 funcionários, a Edelbrock tem atualmente 6 filiais e mais de 500 mil m² de espaço.
Em toda a América do Norte, a Edelbrock é sinônimo de desempenho, principalmente quando se fala em motores V8. Qualquer um que já tenha construído um "pequeno" motor 350 Chevy ou um Ford 302 V8 provavelmente foi à loja em busca de carburadores ou coletores de admissão da marca. O atual portfólio de produtos da empresa inclui de tudo um pouco, desde kits de injeção, suspensão e freios até cabos elétricos, bombas de combustível e compressores mecânicos.
Vic Edelbrock Jr. manteve-se no cargo de presidente e chefe executivo da companhia até 2010.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Último Cadillac de Elvis Presley vai a leilão
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Netflix lança trailer da série do Senna; assista
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jeremy Clarkson, ex-Top Gear, passa por cirurgia cardíaca de emergência
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Última Ferrari de F1 de Michael Schumacher vai a leilão