Errou redondamente quem achou que o Kona seria o último lançamento da Hyundai no frutífero segmento de SUVs. Em entrevista concedida durante a apresentação da novidade, na Coreia do Sul, o vice-presidente da montadora, Chung Eui-sun, adiantou que o modelo é apenas o prenúncio de uma verdadeira enxurrada de investimentos na categoria. "É a hora de termos uma programação completa de SUVs para que possamos responder às necessidades de nossos clientes", disse o executivo.
Um dos principais lançamentos, ainda guardado a sete chaves, será um SUV de grande porte enquadrado no segmento E. Maior que o Santa Fe, ele será o sucessor espiritual do Veracruz e terá capacidade para acomodar até 7 ocupantes, em três fileiras de assentos. Pelo posicionamento e pelo preço a ser cobrado, dois mercados, em especial, serão priorizados: Estados Unidos e China. Uma versão híbrida também está nos planos, assim como um equivalente de luxo produzido pela divisão Genesis.
De tamanho oposto ao grandalhão acima, um modelo do segmento A será lançado para ficar abaixo do recém-apresentado Kona. A Hyundai acredita que esta faixa do mercado representa grande potencial de vendas e pode render bons números em países da Europa e da Ásia. "Os jovens motoristas estão à procura de carros pequenos, mas sólidos e poderosos", disse um porta-voz. Este modelo será lançado até meados de 2020.
Por fim, e já em 2018, chegará ao mercado uma versão 100% elétrica do Kona com autonomia de aproximadamente 380 km. A novidade faz parte de uma "ofensiva verde" da marca e deve vir acompanhada de variantes semelhantes de outros modelos. O objetivo da marca é ter à venda pelo menos 5 SUVs, atuando em faixas diferentes do mercado.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai: sem carros em promoção de Black Friday, marca foca no pós-venda
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Hyundai traz Tucson de volta por R$ 189.990 com uma diferença
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil