Seu iPhone irá em breve bloquear notificações enquanto dirige
Apple anuncia o novo recurso "Não Perturbe" para o iPhone, que impedirá que os motoristas sejam distraídos pelas notificações
A situação é muito comum atualmente. Você sabe que é perigoso, é errado, mas sempre dá aquela olhadinha no seu smartphone quando aparece uma notificação e você está dirigindo. A Apple está de olho nisso e em breve tentará te ajudar a conduzir de uma forma mais segura.
Em uma futura atualização, o iPhone detectará quando o motorista está dirigindo e bloqueará todas as notificações. Para que a pessoa que está chamando não fique desesperada, o sistema enviará uma resposta de texto automatizada para explicar por que você não está respondendo.
O modo "Não perturbe" enquanto estiver dirigindo será uma característica do novo sistema operacional da Apple, o iOS 11, que tem previsão de lançamento para o fim deste ano. Ele irá detectar quando você está dirigindo ao verificar se o smartphone está conectado ao sistema de infotainment do veículo ou ao usar o Wi-Fi (do próprio carro) para descobrir que ele está se movendo na velocidade de um carro.
Quando o carro estiver em movimento, o iPhone mostrará uma tela em branco e qualquer pessoa que tentar entrar em contato com o motorista receberá uma resposta automática, personalizável no menu de configurações. Se o remetente precisa realmente se comunicar com urgência, eles podem responder com a palavra "urgente", pois assim o sistema irá ignorar o modo "Não perturbe".
Obviamente, é difícil para o telefone dizer se o dono do celular é um passageiro ou motorista em um carro. É possível, então, substituir o recurso ao pressionar o botão "Não estou dirigindo". Sim, igual acontece com o Waze, e por esse motivo dissemos no começo do texto que o sistema "tentará" te ajudar.
O recurso, anunciado na Conferência Mundial de Desenvolvedores da Apple (WWDC) que acontece na Califórnia, vem após uma série de ações judiciais na América do Norte, onde os motoristas distraídos por seus telefones estão envolvidos em acidentes graves e fatais.
Os motoristas que usam o Apple CarPlay continuarão recebendo notificações do telefone por meio do sistema de infotainment de seus carros. O sistema lê as mensagens de texto e permite que os motoristas enviem modelos de respostas pré-definidas de SMS para minimizar a distração.
Fonte: Business Insider
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
As novidades da BYD para o Brasil e o mundo em 2025
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
Primeiro Subaru híbrido em parceria com a Toyota pode chegar em 2025
GM: abandonar o Apple CarPlay foi a melhor decisão
Volkswagen T-Roc Cabriolet é salvo após acordo e ficará em linha até 2027
Câmara discute regras para carros autônomos, hoje proibidos no Brasil