O escândalo do Dieselgate ainda nem foi completamente superado e a Volkswagen já se vê envolvida em uma nova suspeita de fraude envolvendo emissões. Conforme relata a agência de notícias Automotive News, as denúncias agora incidem sobre um esquema teoricamente montado pela Porsche com o intuito de mascarar os reais índices de poluição emitidos por seus carros. O curioso é que, desta vez, as suspeitas recaem sobre motores a gasolina - e não diesel, como no primeiro caso.
Investigações apontam que a marca teria feito o uso (em automóveis ainda não identificados) de um dispositivo capaz de ajudar o carro a detectar as reais condições de rodagem. Por meio dos movimentos do volante, o software era capaz de identificar o tipo do trajeto para, a partir de então, ativar o mecanismo de manipulação. Ou seja: se detectado o uso em ciclos de testes, o carro poluiria menos; em condições normais, emitiria mais gases.
Em nota, a Porsche negou todas as acusações e garantiu que todos os seus carros estão em conformidade com a legislação. "Podemos confirmar para todos os modelos da Porsche: não estamos usando os movimentos da direção com o objetivo de detectar um ciclo de teste e agir sobre isso", disse um porta-voz.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche