Não se deixe enganar pelo nome: o Project Viper, desenvolvido pela East Coast Defender, não tem nada a ver com o esportivo recentemente aposentado pela FCA. Especializada em customizar o modelo mais famoso da história da Land Rover (e também o primeiro), a empresa escolheu um motor de Corvette, o famoso V8 LS3, de 6,2 litros, 436 cv e 58,8 kgfm, para empurrar seu modelo mais violento até hoje. Por que ela escolheu esse nome é um mistério. Talvez pelo preço: cada uma das 10 unidades do carro custará US$ 285 mil, preço salgado até para os padrões norte-americanos.
O valor estratosférico para o que um dia foi uma humilde picape 130 tem boas explicações. A começar pelo fato de ela ter sido completamente refeita. A East Coast Defender é famosa por recriar os Defender nos EUA, dando a eles não apenas uma dirigibilidade mais refinada, mas também por equipá-los com motores que atendem às exigências de emissões nos EUA, tornando-os legais para venda naquele país.
No Project Viper, a suspensão foi elevada em 5 cm com o uso de uma suspensão com eixos reforçados KAM, amortecedores King Off-Road Racing e molas Old Man Emu. Os diferenciais blocantes são eletrônicos, tanto na dianteira quanto na traseira.
Além do LS3, o Defender também recebeu transmissão automática de 6 marchas e um radiador de alumínio feito sob medida. O tanque de combustível é feito a mão, de aço inoxidável, e os freios são da Wilwood, de 6 pistões na dianteira, 4 na traseira e com discos estriados e ventilados. As rodas, da própria East Coast Defender, são de aro 20", calçados por pneus Nitto Mud Grappler. Para completar o exterior, o Project Viper recebeu gaiola de proteção, com para-choque frontal tubular, que também abriga um guincho Warn.
Para completar, o interior do carro nem parece o de um Defender. Os bancos, revestidos em couro, com costura branca, são Corbeau, aquecidos. Do tipo que segura o motorista não só nas curvas, mas também nos solavancos que jogam os ombros dos ocupantes nas colunas B do veterano da Land Rover. O sistema de som, da Kenwood, tem GPS, tela sensível ao toque, mostra imagens da câmera de ré e inclui o Apple CarPlay e o Android Auto. O modelo também traz painel Puma, instrumentos Moal Bomber, wi-fi e carregador sem fio de celular.
A empresa infelizmente não divulgou dados de desempenho. Nem se o Project Viper é peçonhento para quem gosta de desafiar as leis da física, mas tudo indica que o torque todo de que ele dispõe é realmente voltado a vencer obstáculos. Não a abusar da velocidade e da estabilidade que um carro tão alto consegue oferecer.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Antes da Tasman, Kia diz que quase fez picape grande rival da F-150
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Possl Roadstar X é a sua casa em qualquer lugar
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford Ranger Raptor pode ser "chipada" de fábrica e alcançar até 460 cv