O novo carro da TVR poderia se chamar Fênix, por trazer a empresa de volta das cinzas, mas foi batizado de Griffith. E vem sendo ansiosamente esperado. Não à toa. A TVR sempre foi conhecida por ser uma marca para quem gosta de dirigir. Com carros crus, que Jeremy Clarkson comparou a ter um urso de estimação. Pois a espera já tem data para terminar. Será em 8 de setembro, quando o superesportivo será mostrado pela primeira vez ao público, no Goodwood Revival.
Há várias razões além da fama da marca para tanta expectativa. A primeira é que o carro será projetado por Gordon Murray. Apenas o pai dos carros com que Ayrton Senna ganhou seus campeonatos mundiais de F1 e do modelo de produção em série mais extraordinário que já foi criado, o McLaren F1. Será dele também o método de produção do Griffith, o iStream, que reduz os custos de produção para apenas 1/3 do custo comum e permite a construção de veículos de fibra de carbono em larga escala.
A segunda é que a marca será tocada por Les Edgar, ninguém menos do que um dos donos da Electronic Arts (EA) e apontado como um talentoso homem de negócios. Em suma, a chance de a marca morrer de novo é quase zero. Quase todas as 500 unidades da série especial de lançamento do novo supercarro, chamada de 500 Launch Edition, já foram vendidas. Para gente que nem tinha visto o modelo ao vivo, diga-se de passagem.
A terceira é o motor que o Griffith terá sob o capô. Trata-se de um V8, criado pela Cosworth sobre o 5.0 Coyote do Ford Mustang, que terá mais de 400 cv. O supercarro, um cupê de dois lugares e tração traseira, terá cerca de 4,40 m de comprimento, 1,10 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. Aliado ao baixo peso, de apenas 1.200 kg, o V8 fará o novo TVR chegar a mais de 320 km/h e a um 0 a 100 km/h abaixo dos 4 s.
Se isso tudo não fosse motivo suficiente para querer um Griffith, talvez o preço seja. Ele será vendido a menos de 90 mil libras esterlinas, ou cerca de R$ 350 mil em conversão direta. É dinheiro grosso, mas a quantia é considerada uma pechincha pelos fãs de supercarros. Se ele for tão bom quanto promete ser, a TVR terá de ampliar a produção rapidinho. Quando as 500 unidades de lançamento estiverem esgotadas, ela voltará a receber encomendas. A partir de 8 de setembro, quando o carro for revelado. Chega logo, Goodwood Revival!
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Como a Toyota fez um Corolla automático ser digno da linha GR
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Confirmado: Próxima geração do BMW M3 manterá o seis-cilindros
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo M5 é chamado de 'gordo' na internet e BMW se irrita com comentários
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger