SUVs/crossovers compactos em maio – Ecosport volta ao pódio
HR-V amplia liderança e Renegade perde espaço
O grande destaque de maio entre os SUVs/crossovers compactos foi o modelo que abriu as portas para todos os demais e que liderou o segmento até 2014. Com 3.096 emplacamentos, o Ford EcoSport, às vésperas da chegada da linha 2018 reestilizada às concessionárias, voltou a figurar no pódio graças ao seu melhor resultado desde março de 2015 (3.265). Provavelmente devido a promoções de queima de estoque.
Ameaçado em abril, o Honda HR-V (4.408), mesmo vendendo quase 15% a menos do que no mesmo período de 2016, ampliou a vantagem na liderança em relação ao Hyundai Creta (3.751), este com seu novo recorde de vendas desde o lançamento em janeiro.
O destaque negativo, por sua vez, coube ao Renegade, que parece estar sendo atingido pelo “fogo amigo” do Compass e pela chegada de novos concorrentes. Com 2.869 unidades, o Jeep, líder durante alguns meses em 2016, perdeu quase 35% das vendas e caiu para a quarta posição.
Em seu segundo mês cheio, o Honda WR-V (1.807) conseguiu entrar no top 5, mas com vendas um pouco menores do que as de abril – foi o único entre os seis primeiros a cair nas últimas semanas. Agora nacional, mas sem números do brasileiro em maio (as vendas começaram em junho), o Nissan Kicks (1.621) veio em seguida. E deve ampliar bastante sua participação com a versão mais barata, a S, vendida a R$ 70.500.
Assim como o Honda, o Renault Captur completou seu segundo mês completo, mas desta vez com algum motivo para comemorar: com 1.404 unidades, ampliou em quase 80% os números de abril e encostou de vez no Duster (1.574), seu companheiro de montadora.
Quem teve um mês bastante positivo foi o Chevrolet Tracker (1.352), que não vendia tanto desde dezembro de 2015 (1.463). Na comparação com o desempenho de abril, o modelo importado do México dobrou as vendas – em relação a 2016, a alta superou os 60%.
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2017 |
MAI/17 |
ABR/17 |
MAI/16 |
% MAI 17 |
% ABR 17 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2017/2016 |
1º |
HONDA HR-V |
19160 |
4408 |
3576 |
5162 |
18,56% |
17,90% |
23,27% |
-14,61% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
13805 |
3751 |
3055 |
0 |
15,79% |
15,29% |
22,78% |
- |
3º |
FORD ECOSPORT |
10914 |
3096 |
2206 |
2006 |
13,03% |
11,04% |
40,34% |
54,34% |
4º |
JEEP RENEGADE |
14803 |
2869 |
2745 |
4403 |
12,08% |
13,74% |
4,52% |
-34,84% |
5º |
HONDA WR-V |
4374 |
1807 |
1853 |
0 |
7,61% |
9,28% |
-2,48% |
- |
6º |
NISSAN KICKS |
10759 |
1621 |
1578 |
0 |
6,82% |
7,90% |
2,72% |
- |
7º |
RENAULT DUSTER |
8726 |
1574 |
1900 |
2326 |
6,63% |
9,51% |
-17,16% |
-32,33% |
8º |
RENAULT CAPTUR |
3346 |
1404 |
793 |
0 |
5,91% |
3,97% |
77,05% |
- |
9º |
CHEVROLET TRACKER |
3870 |
1352 |
674 |
844 |
5,69% |
3,37% |
100,59% |
60,19% |
10º |
PEUGEOT 2008 |
4116 |
934 |
805 |
815 |
3,93% |
4,03% |
16,02% |
14,60% |
11º |
JAC T5 |
1003 |
230 |
243 |
100 |
0,97% |
1,22% |
-5,35% |
130,00% |
12º |
SUZUKI JIMNY |
702 |
196 |
128 |
130 |
0,83% |
0,64% |
53,13% |
50,77% |
13º |
SUZUKI VITARA |
621 |
185 |
144 |
61 |
0,78% |
0,72% |
28,47% |
203,28% |
14º |
LIFAN X60 |
486 |
129 |
84 |
130 |
0,54% |
0,42% |
53,57% |
-0,77% |
15º |
TROLLER T4 |
555 |
107 |
114 |
113 |
0,45% |
0,57% |
-6,14% |
-5,31% |
16º |
SUZUKI SCROSS |
303 |
69 |
53 |
93 |
0,29% |
0,27% |
30,19% |
-25,81% |
17º |
KIA SOUL |
167 |
23 |
24 |
25 |
0,10% |
0,12% |
-4,17% |
-8,00% |
18º |
CHERY TIGGO |
21 |
1 |
1 |
42 |
0,00% |
0,01% |
0,00% |
-97,62% |
97731 |
23756 |
19976 |
16250 |
100,00% |
100,00% |
18,92% |
46,19% |
Fonte: Fenabrave
Galeria: Comparativo SUVs - Creta-HR-V-Renegade-Tracker-Nicks
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BYD está em vias de alcançar 4,25 milhões de carros vendidos em 2024
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia