O Hyundai Kona nasceu sob a polêmica de seu nome, mas seu estilo mostra que ele não está disposto a alimentar discussões no campo do design. Tanto que, mesmo com estreia mundial marcada para 13 de junho, como mostra o vídeo acima, a fabricante coreana não quer mais dar margem a flagrantes ou fotos ruins para mostrar seu crossover compacto. Enviou imagens que, mais do que insinuar, como convém a teasers, revelam as formas finais do Kauai, como ele será chamado em Portugal.
Estas são as imagens divulgadas pela Hyundai. Note como as originais já são bastante reveladoras.
E estas são as imagens tratados por nosso amigo Adrian Padeanu. Bastou clarear um pouco para mostrar o que as sombras escondem.
O que a Hyundai não fez foi divulgar as informações técnicas. Só falou que o Kona/Kauai será o primeiro modelo da marca com head-up display. Um de 10 mil candelas, forte o suficiente para projetar informações no para-brisa mesmo sob intensa luz do sol.
Construído sobre a mesma plataforma do Kia Rio e dos Hyundai i20 e HB20, chamada de PB, o crossover compacto surgiu para dar à marca um competidor que pudesse ser vendido na Europa e nos EUA. O Creta, ou ix25, na China, não foi considerado adequado para aqueles mercados. Provavelmente pelo estilo quadradão, que remete a carros mais baratos, como era o caso do Renault Logan de primeira geração.
O Kona terá motores 1.0 de 3 cilindros T-GDI (turbo com injeção direta), 1.4 T-GDI e, como opção mais em conta, 1.6 de 4 cilindros. No Brasil, esta última opção é flex e rende 128 cv. A tração deve ser exclusivamente dianteira e as opções de câmbio incluirão um manual e um automático, ambos de 6 marchas, se é que não surgirá também uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, como a do Kia KX3. Será que a Hyundai considera vendê-lo também aqui no Brasil? Com esse estilo, e bom preço, ele teria boas chances de se dar bem por aqui.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Na era da eletrificação, italianos lançarão motor V12 com 4 turbos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens