O Hyundai Kona nasceu sob a polêmica de seu nome, mas seu estilo mostra que ele não está disposto a alimentar discussões no campo do design. Tanto que, mesmo com estreia mundial marcada para 13 de junho, como mostra o vídeo acima, a fabricante coreana não quer mais dar margem a flagrantes ou fotos ruins para mostrar seu crossover compacto. Enviou imagens que, mais do que insinuar, como convém a teasers, revelam as formas finais do Kauai, como ele será chamado em Portugal.
Estas são as imagens divulgadas pela Hyundai. Note como as originais já são bastante reveladoras.
E estas são as imagens tratados por nosso amigo Adrian Padeanu. Bastou clarear um pouco para mostrar o que as sombras escondem.
O que a Hyundai não fez foi divulgar as informações técnicas. Só falou que o Kona/Kauai será o primeiro modelo da marca com head-up display. Um de 10 mil candelas, forte o suficiente para projetar informações no para-brisa mesmo sob intensa luz do sol.
Construído sobre a mesma plataforma do Kia Rio e dos Hyundai i20 e HB20, chamada de PB, o crossover compacto surgiu para dar à marca um competidor que pudesse ser vendido na Europa e nos EUA. O Creta, ou ix25, na China, não foi considerado adequado para aqueles mercados. Provavelmente pelo estilo quadradão, que remete a carros mais baratos, como era o caso do Renault Logan de primeira geração.
O Kona terá motores 1.0 de 3 cilindros T-GDI (turbo com injeção direta), 1.4 T-GDI e, como opção mais em conta, 1.6 de 4 cilindros. No Brasil, esta última opção é flex e rende 128 cv. A tração deve ser exclusivamente dianteira e as opções de câmbio incluirão um manual e um automático, ambos de 6 marchas, se é que não surgirá também uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, como a do Kia KX3. Será que a Hyundai considera vendê-lo também aqui no Brasil? Com esse estilo, e bom preço, ele teria boas chances de se dar bem por aqui.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Kia Tasman 2025 finalmente tem data para ser lançada
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Skoda Kylaq: primo do Volkswagen A0-SUV revela design em novas imagens
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mercedes-Benz CLA 2026: nova geração é adiantada com 'camuflagem oficial'