Quando o C-Aircross Concept apareceu pela primeira vez, em fevereiro deste ano, já cantamos a bola: ele era a antecipação do novo C3 Aircross. Modelo que, se tudo der certo, será o substituto do Aircross brasileiro. Dito e feito. Só não esperávamos por uma confirmação tão pronta: a versão de produção já está no jeito para chegar às lojas da Europa. Tanto que foi flagrada sem camuflagem nenhuma por lá enquanto suas fotos de divulgação eram produzidas.
As imagens, do site cochespias.net, mostram que o modelo não terá os famosos Airbumps, as proteções infláveis na lateral que minimizam impactos. Uma abordagem mais convencional, provavelmente porque o C3 Aircross será um modelo de entrada, sensível a preço.
Outra diferença do modelo de produção em relação ao conceito são os faróis, maiores, os retrovisores, como era óbvio, e o interior, que ainda não se deu a conhecer, mas que também será convencional. Ainda a receita de preço baixo, para a qual a plataforma PF1, também chamada de plataforma A, contribui um bocado.
Ela é a mesma usada pelos modelos compactos da PSA no Brasil (os Peugeot 208 e 2008 e os Citroën C3 e Aircross). Algo que poderia facilitar sua chegada ao Brasil. Resta só saber se a operação deficitária da empresa no Brasil já conseguiu sair do vermelho,condição que o CEO mundial, Carlos Tavares, havia imposto para retomar investimentos por aqui. Provavelmente sim, considerando que a nova plataforma compacta CMP (Common Modular Platform), desenvolvida em parceria com a chinesa Dongfeng, estreará por aqui com o projeto P21, como o pessoal do site Autos Segredos revelou em janeiro deste ano.
O conceito tem 4,15 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,63 m de altura. O entre-eixos não foi informado pela Citroën, mas deve exatamente igual ao do Aircross atual, que fica em 2,54 m, por conta do uso da mesmíssima plataforma. É muito provável que o modelo de produção siga as mesmas medidas. Além de trazer o Citroën Advanced Comfort, um sistema que coloca nos bancos e na suspensão convencional a responsabilidade de igualar o mesmo conforto que os Citroën ofereciam com a suspensão hidropneumática.
Apostamos nos motores Pure Tech para equipá-lo, tanto o 1.2 naturalmente aspirado quanto o turbo. Se for vendido no Brasil, ele deverá adotar o mesmo motor 1.6 presente hoje no Aircross. Com transmissão manual de 5 marchas e automática de 6. Pelo flagrante, em breve saberemos o que estará sob o capô.
Fotos: cochespias.net
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