No dia 22 de maio, foi anunciada a substituição de Mark Fields por Jim Hackett como presidente e CEO da Ford. Em menos de três anos de "mandato", Fields decidiu se aposentar da companhia depois de 28 anos de carreira na empresa.
Por mais que esta decisão tenha sido surpreendente, era algo que alguns especialistas já esperavam. Apesar da renovação da linha com sucesso, o que ainda está acontecendo, os lucros da marca caíram mais de 40% desde 2014. Além disso, a clareza sobre o futuro da marca ainda é vista pelos analistas como uma área que precisa ser melhorada.
"Devemos afiar nossa mensagem? Absolutamente", disse Bill Ford, Diretor Executivo, para a Automotive News durante a coletiva. "Para ser capaz de afiar nossa mensagem, precisamos ter clareza na estratégia e um senso claro de alinhamento desta mensagem".
O sucessor de Fieds, Jim Hackett, é visto pela Ford como um "agente da mudança cultural", que pode ter um efeito similar ao de Alan Mullaly, o CEO antes de Fields, que mudou a "cultura tóxica de corporação" da empresa, como disse a Automotive News.
"Precisamos de pessoas que venham trabalhar pensando que elas podem ter um bom dia aqui", declarou Hackett. "Há muito disso aqui, mas iremos fazer isso de forma mais enfática".
Uma mudança crucial para a Ford será o retorno do "One Ford", que previa os mesmos carros para os principais mercados em que a Ford atua. Nos últimos anos, Fields criou a divisão Ford Smart Mobility, focando em novos serviços de mobilidade, carros autônomos e veículos elétricos - e Fields disse que a Ford se tornaria uma "empresa de veículos e mobilidade", explorando diferentes "oportunidades emergentes". Esta estratégia falhou, e agora a Ford quer voltar a ser apenas uma companhia, sem outros núcleos.
"Você não nos ouvirá falando, ao menos não muito, sobre o emergente vs. núcleo", disse Bill Ford. "Esta é uma Ford Motor Co. Não queremos ser um grupo com um grupo de destaque e outros esquecidos. Penso que é realmente importante como somos vistos pelos nossos empregados e público como `Esta é a empresa do Oval Azul, estamos crescendo como uma companhia´, e não como várias empresas".
Fonte: Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv