A Fiat acaba de anunciar a realização de um recall de grandes proporções no Brasil. Conforme explica a marca, 70 mil unidades de 13 modelos diferentes devem voltar às concessionárias para reparar uma falha identificada no alternador, que afeta o funcionamento do motor. A convocação inclui todas as versões de Bravo, Doblò, Doblò Furgão, Fiorino, Grand Siena, Idea, Linea, Novo Palio, Palio Fire, Palio Weekend, Siena, Strada e Uno, ano/modelo 2016/2017.
Em nota, a montadora alerta para o risco de acidentes e diz que o problema pode fazer com que o motor seja desligado de forma inesperada. O defeito é exatamente o mesmo que fez a Volkswagen convocar 54 mil unidades dos modelos up!, Gol, Voyage, Saveiro, Fox, Cross Fox, SpaceFox e Space Cross. Sinal de que o problema envolve um fornecedor comum às marcas. E de que outras marcas podem ter sido afetadas pelo mesmo problema. O reparo dura em média 1 hora para ser concluído e consiste na substituição do alternador. A partir do dia 24 de maio, todas as concessionárias estarão aptas a realizar o serviço.
Na Fiat, ele afetou 70.740 exemplares, divididos principalmente entre a picape Strada (quase 29 mil carros), o Grand Siena (quase 13 mil carros), o Uno (quase 11 mil unidades), o Palio Fire (quase 8 mil unidades) e a Fiorino (3.146 unidades).
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat