O CEO mundial da Ford, Mark Fields, teria sido demitido do cargo, segundo a revista Forbes. Em seu lugar a empresa deverá colocar James P. Hackett, atual presidente da Ford Smart Mobility, o braço de veículos autônomos da companhia. A mudança teria acontecido porque Fields não teria as mesmas habilidades de liderança de Alan Mulally, que saiu da empresa em meados de 2014. Com isso, Bill Ford e o restante do conselho de administração da Ford teriam preferido mudar não apenas Fields, mas outros executivos importantes.
Ainda de acordo com a reportagem, Fields não tinha a capacidade de unir os empregados da empresa em torno de objetivos comuns ou de tomar decisões críticas sobre a estratégia da empresa. Uma fonte que não se identifica na reportagem diz que, "sem Alan, coube aos malucos cuidar do hospício".
Outro fator para a queda de Fields teria sido a deterioração do negócio da Ford, crescente apesar dos bons lucros gerados pelas picapes F-Series, o veículo mais vendido nos EUA há anos. A Ford vem perdendo participação de mercado, valor nas bolsas de valores (40% desde Fields assumiu) e não tem conseguido convencer investidores a colocar dinheiro em seus projetos.
O anúncio oficial sobre as mudanças deveria acontecer nesta segunda (22), segundo a revista. Quase como uma confirmação tácita da notícia, a Ford anunciou um comunicado oficial para as 10h45 deste dia, horário de Brasília.
Hackett tem fama de ser um executivo habilidoso. Na Steelcase, uma fabricante de móveis de escritório, ele ajudou a empresa a se transformar em uma projetista de escritórios de ponta, com conceito aberto, que permite aos empregados trabalharem onde for mais confortável para eles.
Além de Fields, deixa a empresa Ray Day, vice-presidente de comunicações, que será substituído por Mark Truby. James Farley, atual presidente da Ford Europa, Oriente Médio e África, assim como Joseph Hinrichs, presidente da Ford América do Norte, devem ter suas funções ampliadas.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Electric Days: Ford manterá V8 vivo sem esquecer da eletrificação
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos