Toyota vai ampliar produção na Argentina; novo modelo é cogitado
Medida deve criar 300 novos empregos e elevar ritmo de produção anual para 131 mil unidades
A Toyota da Argentina confirmou nesta semana que reforçará a produção dos modelos Hilux e SW4 na fábrica que mantém em Zárate, nos arredores de Buenos Aires. De acordo com a marca, o objetivo é ampliar o ritmo de fabricação em 30% e chegar a uma cifra anual de aproximadamente 131 mil unidades - número bem próximo da meta de 140 mil exemplares anuais traçada após o investimento de US$ 2 bilhões, aplicado com a chegada da nova geração dos utilitários.
Cerca de 70% deste volume é destinado à exportação para toda a América Latina e Caribe. O Brasil, como principal país, abocanha naturalmente a maior parte da produção, mas a crise econômica que atingiu em cheio o mercado nacional de carros obrigou a Toyota a buscar alternativas de demanda. Tanto é que a Hilux e a SW4 argentinas chegam hoje a mais de 21 países na região.
Novo modelo
Desde que foi inaugurada, em 1997, a fábrica hermana sempre produziu a dupla de utilitários. No entanto, rumores que circulam há mais de um ano apontam para a chegada de um terceiro modelo às linhas de produção. Nada ainda foi confirmado pela Toyota, mas as apostam convergem para a Innova, uma minivan vendida na Ásia que compartilha com a Hilux/SW4 uma série de componentes mecânicos, incluindo chassi, suspensão e câmbio. Resta saber se teria aceitação por aqui.
Fotos: divulgação
Galeria: Toyota Innova
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina