O Maio Amarelo é um movimento mundial criado para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Para engrossar esta causa nobre, uma série de ações para conscientização dos motociclistas serão realizadas nas ruas da cidade de São Paulo (SP) durante o mês.
Fruto da parceria entre a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a Prefeitura Municipal de São Paulo e a CET (Companhia de Engenhara de Tráfego), várias ações serão promovidas em prol da segurança do motociclista, com destaque para a realização do MotoCheck-Up e blitzes educativas nas principais vias de acesso às Marginais Pinheiros e Tietê.
"Em nossa avaliação, uma das contribuições dos fabricantes de veículos de duas rodas é incentivar que seus produtos sejam utilizados de forma correta, eficiente, com segurança e em respeito às regras e normas de trânsito. Isso só é possível, no entanto, se os condutores forem conscientizados e orientados sobre a importância de se praticar a Pilotagem Segura. As ações de conscientização devem ser contínuas. O mês de maio marca uma campanha muito importante”, afirma Marcos Fermanian, presidente da ABRACICLO.
20º MotoCheck-Up
Maior programa de avaliação de motos e conscientização no trânsito da América Latina, o MotoCheck-Up chega a sua 20º edição e pretende atingir pelo menos 5 mil motociclistas. O evento será realizado na Marginal Tietê, nos baixos da Ponte Governador Orestes Quércia, a “Estaiadinha”, no lado oposto ao Parque Anhembi, das 10h às 16h.
O MotoCheck-up consiste na avaliação gratuita de 21 itens da moto, além de demonstração prática de como deve ser realizada a pilotagem defensiva e o uso correto do sistema de frenagem. Também há distribuição de brindes e entrega de vales para a troca de óleo gratuita.
Segundo levantamento realizado pela entidade ao longo das 19 edições do MotoCheck-Up, o freio traseiro, com 33,4%, é o item que lidera as estatísticas de necessidade de reparo e/ou substituição nas motocicletas, seguido da relação (transmissão), com 27,4%, e freio dianteiro, com 27,3%.
Blitz Educativas
Outra parte da ação envolve 15 blitzes espalhadas pelas principais vias que dão acesso ou estão relacionadas ao tráfego das Marginais Tietê e Pinheiros, como as avenidas Bandeirantes, Rebouças, Faria Lima, Tiradentes, Salim Farah Maluf, Aricanduva e Estrada do M’Boi Mirim, entre outras.
Nessas blitzes serão distribuídos 900 mil panfletos educativos que abordam cinco temas: sinalização durante mudança de faixa, o uso correto do equipamento de segurança, excesso de velocidade, uso do celular e o comportamento do condutor.
Fonte: Abraciclo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou