Quando o assunto é carro elétrico, a referência atual sem dúvida é a Tesla. A fabricante norte-americana tem ampliado suas vendas ano após ano e domina a arte de fabricar esse tipo de veículo. Todavia, o Grupo Volkswagen, que disputa com a Toyota a liderança global de vendas, vem com tudo com seu novo plano estratégico apoiado nos EVs e acredita que vai deixar a Tesla comendo poeira no futuro.
Por enquanto, o que sabemos é que a empresa de Elon Musk está anos à frente dos planos da Volkswagen para eletrificar seus carros. Localizada na Califórnia, ela vendeu 76 mil carros no ano passado, planeja entregar 200.000 veículos neste ano e 500.000 em 2018. Se tudo correr bem, espera-se que esteja na casa de 1 milhão já em 2020.
Por outro lado, a Volkswagen só vai começar a lançar seus carros elétricos entre 2019 e 2020. A meta do grupo é chegar a 1 milhão de carros elétricos somente em 2025. Bastante confiante, o chefe da marca, Herbert Diess, fez uma declaração provocativa na conferência de imprensa anual realizada há poucos dias:
“Qualquer coisa que a Tesla possa fazer, podemos superar.”
O executivo ainda sugeriu que a arquitetura de carros elétricos "MEB" lhe daria grandes vantagens em termos de economia de escala, algo que a Tesla não conseguiria alcançar. E continua:
“Estamos confiantes de que, neste novo mundo, vamos nos tornar um líder de mercado.”
Ainda sofrendo os efeitos do escândalo Dieselgate, apesar das declarações de que o pior já passou, a Volkswagen se esforça o quanto pode para divulgar seus novos caminhos. Até o momento, três conceitos que antecipam o que está por vir já foram revelados: o I.D. Concept, I.D. Buzz e I.D. Crozz.
Fonte: Grencarreports
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais