As vendas de veículos híbridos e elétricos bateram recorde neste primeiro trimestre na Europa, com aumento de consideráveis 37,6% na comparação com igual período do ano passado. De acordo com dados fornecidos pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), foram emplacados de janeiro a março 212.945 unidades dos chamados veículos de combustível alternativo (identificados pela sigla AFV, de Alternative Fuel Vehicles).
Ainda segundo o órgão, os maiores aumentos foram verificados em países como Espanha, onde o avanço foi de impressionantes 87%, seguido por Alemanha (67,5%), Reino Unido (29,9%), França (24,8%) e Itália (17,2%). Na maior parte destes mercados, as vendas foram puxadas pelas altas de híbrido e elétricos, mas, na Itália, particularmente, o resultado positivo se deve à demanda por carros movidos a GLP.
Durante o ano passado, o elétrico mais vendido na Europa foi o Renault Zoe, com 21.240 entregas, seguido pelo Nissan Leaf (18.210) e pelo Tesla Model S (11.564). Entre os chamados PHEV, o líder foi o Mitsubishi Outlander PHEV, com 21.318 exemplares emplacados, e os alemães Volkswagen Passat GTE e Golf GTE (13.110 e 11.329, respectivamente).
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Primeiro veículo elétrico da RAM é uma Fiat Ducato disfarçada; entenda