Em 2012, a Audi comprou a Ducati por 860 milhões de euros. Mesmo assim, a empresa alemã manteve boa parte da diretoria nas mãos dos italianos, o que não prejudicou o que chamam de "alma italiana" da fabricante de motocicletas. O tempo passou, o Dieselgate balançou os cofres do Grupo VW e a Ducati foi colocada à venda. A questão é: quem comprará a Ducati? Uma das empresas interessadas é a SAIC Motors, parceira da Volkswagen na China para a produção de seus modelos na China e que tem o mesmo acordo com, por exemplo, a General Motors. É uma das 4 maiores do país e já foi uma propriedade do governo de Xangai.
A pedida pela Ducati é de 1,5 bilhão de euros. Pode parecer muito, mas a Ducati registrou 51 milhões de euros de lucro líquido só em 2016. Além disso, é uma forte concorrente da Honda e Yamaha no MotoGP, algo muito importante na hora de atrair clientes para as esportivas e trazer tecnologias das pistas para as ruas.
A Hero MotoCorp, indiana, também mostrou interesse no negócio. Diferente da SAIC, ela já tem uma experiência com motocicletas, mas abaixo dos 250 cm³ de cilindrada e com scooters. Ela já fez parte de uma joint venture com a Honda, que terminou em dezembro de 2010. O grande "medo" dos fãs e proprietários de motos da Ducati está justamente quem a comprará.
Diferente do que aconteceu com a Audi, a Ducati poderá perder seu DNA ao ser comprada por um desses (ou outro) grupo internacional. Mas vale lembrar que o mesmo "medo" surgiu com a compra da Volvo pela Geely e da Jaguar/Land Rover pela indiana Tata. E o resultado foi animador. Resta observar.
Fonte: "O motociclista"
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz