Nos 23 anos sem Senna, veja 23 grandes momentos do piloto O brasileiro tricampeão, um dos pilotos mais venerados de todos os tempos, perdeu sua vida no trágico GP de San Marino de 1994, realizado naquele sombrio 1º de maio em Ímola. O acidente na Tamburello representou colocou um trágico e prematuro ponto final em uma das carreiras mais vitoriosas da história da F1. Por isso, relembre 23 momentos marcantes da passagem do tricampeão Ayrton Senna pela categoria!
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A estreia na F1 Campeão da F-Ford e da F3 Inglesa, Senna estreou na F1 no GP do Brasil de 1984. Correndo pela Toleman, o brasileiro largou em 16º, mas abandonou com problemas mecânicos. O primeiro ponto Em sua segunda corrida na categoria, Senna marcou seu primeiro ponto. Foi no GP da África do Sul, quando completou em sexto lugar. O primeiro pódio Foi em sua quinta corrida na F1, em Mônaco, que Senna provou ser especial. Sob uma forte chuva, o brasileiro escalou o pelotão e ameaçou o líder, Prost, de McLaren. Mas a prova foi interrompida e Senna ficou em segundo, seu primeiro pódio na categoria. A grande chance Após três anos competitivos na Lotus, Senna recebeu sua grande chance em 1988, quando se juntaria à poderosa McLaren ao lado de Alain Prost. Não tem para ninguém Senna superou duelo histórico com Prost para conquistar seu primeiro título mundial, em 88. A "cereja do bolo" veio no GP do Japão, quando fez corrida de recuperação brilhante, ultrapassou o francês e venceu para garantir a taça. Na briga Em 1986, Senna fez temporada madura: anotou oito pole positions, venceu por duas vezes e esteve na briga do campeonato. O momento mais marcante veio na Hungria, quando protagonizou com Nelson Piquet um duelo histórico. A explosão da rixa O duelo entre Senna e Prost atingiu seu ápice no GP do Japão de 89. O brasileiro tentou uma ultrapassagem para se manter vivo na luta pelo título, mas o francês fechou a porta, o que provocou um acidente. Prost se tornou campeão, mas a guerra estava declarada de vez. Rivalidade a milhão Senna e Prost travavam até então uma rivalidade ferrenha na pista, mas cordial fora dela. No entanto, tudo mudou no GP de San Marino de 89: o francês afirmou que o colega desrespeitou um acordo interno com uma ultrapassagem. A rixa ultrapassou os limites e virou uma inimizade. Maré de azar em casa No retorno do GP do Brasil a Interlagos, Senna buscava vencer me casa pela primeira vez. Mas não aconteceu: o campeão bateu com o retardatário Nakajima e viu a vitória ficar com Prost. Quase fora Revoltado com a corrida em Suzuka, Senna botou a boca no trombone e disparou críticas contra Prost e a direção de prova. Como retaliação, a FISA ameaçou cassar a superlicença do brasileiro. Senna precisou se desculpar para poder competir em 1990. Bicampeonato polêmico Engasgado com o ocorrido em 1989 e com a decisão da direção de prova, Senna decidiu ir às últimas consequências em 90: provocou um acidente com Prost na largada para conquistar o bicampeonato. Enfim, vencedor Senna quebrou o tabu de vitórias em casa de maneira dramática em 1991. Preso em sexta marcha nas últimas voltas, o brasileiro usou todas suas forças para cruzar a linha de chegada em primeiro em Interlagos. Segurando o Leão Em 92, Senna não conseguiu fazer frente às poderosas Williams. No entanto, um de seus grandes momentos foi no GP de Mônaco: em sua penúltima vitória no principado, se beneficiou de um pitstop extra de Mansell e segurou o "Leão" para vencer. Tricampeão Senna garantiu seu terceiro título com uma estratégia inteligente no Japão: deixou Berger disparar na ponta para segurar Mansell na terceira posição. O inglês, que precisava vencer para se manter vivo na disputa, cometeu um erro e abandonou. Sonho realizado Depois de sofrer na mão da Williams em 92 e 93, Senna teve o que conseguiu em 94: se transferiu para a equipe inglesa na tentativa de conquistar o tetracampeonato. A última em casa Sem chances de título em 93, Senna se destacou por atuações individuais marcantes. Uma delas foi em Interlagos, quando tirou bom proveito da chuva para vencer pela última vez em casa. Novos ares Insatisfeito com sua situação na McLaren, Senna fechou contrato corrida a corrida para 93 e testou novos ares: ele chegou a fazer um treino com o Penske de Emerson Fittipaldi. "A melhor primeira volta de todos os tempos" Outro momento de destaque foi em Donington Park, famosa prova em que Senna fez a considerada "melhor primeira volta de todos os tempos". Ali, o brasileiro foi de quinto à liderança antes do término do giro inicial. Fim trágico Porém, não foi nada do que Senna esperava. O brasileiro teve dois abandonos nas duas primeiras corridas e, na terceira, em Ímola, sofreu o trágico acidente que tirou sua vida.