A Mitsubishi é o que se conhece como zaibatsu. Essa palavra, que significa "círculo financeiro", se refere a grandes conglomerados econômicos que produziam desde alfinetes até prédios. A parte automotiva da empresa surgiu há 100 anos, mais exatamente com o nascimento do Model A, de 1917. Agora sob o comando da Nissan e da Renault, a Mitsubishi celebrará seu centenário de uma forma original: recriando o pioneiro Model A. Mas sobre a plataforma de seu modelo mais moderno, o Outlander PHEV.
Você deve se perguntar sobre a escolha do Outlander PHEV, mas ela parece relativamente simples. Além de a criação representar aquela união do antigo e do moderno, tão querida dos japoneses, ela também tem explicações técnicas: a semelhança de entre-eixos. O Model A, que teve apenas 22 unidades fabricadas, tinha 2,64 m de entre-eixos. O Outlander PHEV tem 2,67 m.
As demais medidas são bem diferentes. Enquanto o Outlander tem 4,66 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,68 m de altura, o Model A tinha 3,83 m, 1,62 m e 2,07 m, respectivamente. Enquanto o Model A tinha um motor de 4 cilindros 2.8 de incríveis 35 cv, o Outlander tem 191 cv só com seu motor 2.0 térmico. Ele tem mais dois, elétricos. Um para cada eixo, sem potência divulgada.
A recriação do Model A ficará a cargo da West Coast Customs, com filmagem de todas as etapas de transformação. As gravações serão convertidas em uma série que será exibida no canal de TV a cabo Velocity, nos EUA. Todas as terças, às 21h, no horário local. Por aqui, ela deve acabar aparecendo eventualmente. Vamos tentar acompanhar a transformação de perto e trazer o resultado final assim que ele for revelado.
Foto: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Retrospectiva: relembre a história dos hipercarros da Ferrari
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
O dia em que a BMW fez uma M3 picape
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Exclusivo do Brasil, VW Golf MK4,5 entra no acervo da marca
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Fim do Grand Tour disparou as buscas pelos carros usados no último episódio