Em entrevista concedida à revista britânica Autocar, o chefe de desenvolvimento de produto da Ford para a Europa traçou expectativas positivas para a linha de motores de marca. De acordo com as previsões de Joe Bakaj, os propulsores de 3 cilindros da linha EcoBoost devem avançar tanto no mercado nos próximos anos que se tornarão os mais populares da companhia.
Dentro desta família, o 1.0 já está bastante difundido. Na Europa, por exemplo, ele equipa desde o Fiesta, passando pelo EcoSport até o grandalhão Mondeo (nome do Fusion por lá). O mesmo vale para outros modelos vendidos em países como China, Austrália e Japão.
Não obstante, a chegada do novo 1.5 de 200 cv reforça mais ainda as previsões de Bakaj, dada a ampla gama de aplicações. A marca já faz uso dele no Fiesta ST e pretende colocá-lo também sob o capô do Fusion, do Focus, do Kuga e de muitos outros. Vale lembrar que os números de potência podem variar de acordo com o modelo.
Outra novidade mecânica diz respeito ao uso do novo câmbio automático de 10 marchas na Europa. A transmissão foi desenvolvida em parceria com a General Motors e já é usada nos Estados Unidos em algumas versões da picape F-150 e do esportivo Mustang. "É o casamento perfeito com motores turbo", disse o executivo.
Bakaj não mencionou, mas a versão não-Ecoboost dos novos 3-cilindros, da família Dragon, também devem ser um bocado populares aqui no Brasil. O novo EcoSport, por exemplo, terá o novo motor 1.5, que também deve se espalhar por toda a linha Ford no Brasil, incluindo as versões mais fortes de Ka, Ka+ e do Fiesta.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990