Em entrevista concedida à revista britânica Autocar, o chefe de desenvolvimento de produto da Ford para a Europa traçou expectativas positivas para a linha de motores de marca. De acordo com as previsões de Joe Bakaj, os propulsores de 3 cilindros da linha EcoBoost devem avançar tanto no mercado nos próximos anos que se tornarão os mais populares da companhia.
Dentro desta família, o 1.0 já está bastante difundido. Na Europa, por exemplo, ele equipa desde o Fiesta, passando pelo EcoSport até o grandalhão Mondeo (nome do Fusion por lá). O mesmo vale para outros modelos vendidos em países como China, Austrália e Japão.
Não obstante, a chegada do novo 1.5 de 200 cv reforça mais ainda as previsões de Bakaj, dada a ampla gama de aplicações. A marca já faz uso dele no Fiesta ST e pretende colocá-lo também sob o capô do Fusion, do Focus, do Kuga e de muitos outros. Vale lembrar que os números de potência podem variar de acordo com o modelo.
Outra novidade mecânica diz respeito ao uso do novo câmbio automático de 10 marchas na Europa. A transmissão foi desenvolvida em parceria com a General Motors e já é usada nos Estados Unidos em algumas versões da picape F-150 e do esportivo Mustang. "É o casamento perfeito com motores turbo", disse o executivo.
Bakaj não mencionou, mas a versão não-Ecoboost dos novos 3-cilindros, da família Dragon, também devem ser um bocado populares aqui no Brasil. O novo EcoSport, por exemplo, terá o novo motor 1.5, que também deve se espalhar por toda a linha Ford no Brasil, incluindo as versões mais fortes de Ka, Ka+ e do Fiesta.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv