Atualmente o terceiro carro mais vendido do país, o Ford Ka comemora 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Nascido como um hatch subcompacto na Europa, com design ousado para atrair um público mais jovem, foi crescendo com o tempo e, na terceira geração, se transformou em um compacto global de volume, desenvolvido pela Ford brasileira.  

Leia também:

 

Ford Ka

 

Produzido em Camaçari (BA), abastece o mercado brasileiro e é exportado para países da América do Sul. Também é feito na Índia e exportado para mercados como o México e Europa.

“O Ka cumpriu a missão de elevar o patamar da marca no segmento de maior volume do mercado. É um produto moderno, competitivo, desejado e em constante evolução, que soube avançar para antecipar tendências e atender as necessidades dos consumidores”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Marketing de Produto da Ford.

 

Ford Ka

 

O Ka chegou ao Brasil em 1997 e estreou a linguagem de design “New Edge” da Ford, que depois se espalhou por outros modelos. A segunda geração, em 2008, trouxe a primeira grande mudança: a carroceria foi ampliada para acomodar cinco passageiros, mas manteve a configuração de duas portas. Na linha 2012,foi levemente reestilizado, com mudanças na grade dianteira e na lanterna traseira.

A grande virada veio com a terceira geração, desenvolvida no Brasil e que chegou ao mercado em 2014. Global, o novo projeto se caracterizou pela carroceria de quatro portas e mais espaço interno. Além do 1.0 TiVCT de três cilindros, com 85 cv, o modelo também passou a oferecer o Sigma 1.5 de 110 cv. Na lista de equipamentos, destaque para itens até então incomuns no segmento, como direção elétrica e controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e sistema de conectividade SYNC com assistência de emergência e sistema AppLink para aplicativos de celular.

 

Ford Ka

 

Linha do tempo: 

1996 – A Ford inaugura na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, a linha de montagem modernizada para produção da primeira geração do Ka.

1997 – Início de venda da linha no Brasil.

2000 – Introdução do motor 1.0 Zetec RoCam, de 65 cv.

2001 – Lançamento linha 2002 com a versão esportiva Ka XR, com motor Zetec RoCam 1.6, e a edição limitada Ka Black.

2002 – Lançamento da linha 2003, com a versão de entrada Ka One e a esportiva Ka Action 1.6.

2003 – A linha comemora 200.000 unidades vendidas e renova o estilo com mudanças na grade dianteira e console central.

2005 – Lançamento das séries especiais Ka MP3, com toca-CD MP3, e Ka Camaleão.

2008 – Lançamento da segunda geração no Brasil, modelo 2009, com nova carroceria de design Kinetic, espaço para cinco passageiros e motores RoCam Flex 1.0 e 1.6 Flex. Em agosto, foi completada com a versão Tecno, com aparelho de som My Connection.

2009 – Lançamento da versão ST, com pacote de itens esportivos.

2010 – A linha comemora a venda de 500 mil unidades no Brasil e lança os kits Trail, com acessórios de estilo aventureiro, e ST, de estilo urbano.

2011 – Lançamento do Ka 2012 com estilo renovado e grade dianteira trapezoidal, seguindo o design Kinetic II, da versão Sport 1.6 e dos kits Storm e ST. A linha atinge a produção de 750 mil unidades. 

2012 – Produção atinge 850 mil unidades no Brasil.

2013 – A linha passa a oferecer novas opções de cores, com a tecnologia de pintura de alto teor de sólidos.

2014 – Lançamento da terceira geração, com projeto global desenvolvido no Brasil, novos motores 1.0 TiVCT de três cilindros e Sigma 1.5. Entre outros prêmios, foi eleito o “Carro do Ano”. 

2015 – O novo Ka é o carro 1.0 mais vendido do Brasil.

2016 – O novo Ka começa a ser exportado para a Argentina.

2017 – Lançamento da versão aventureira Ka Trail e comemoração de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil.

Fotos: divulgação

Galeria: Ford Ka - história

Envie seu flagra! flagra@motor1.com