Anos atrás, romper a barreira dos 300 cv de potência era um feito respeitável e alcançado apenas por motores de grande porte. Hoje em dia, o avanço da tecnologia permitiu que esse nível de rendimento se "popularizasse", de modo que propulsores pequenos, de apenas 4 cilindros, facilmente superem esta cavalaria. É o resultado incontestável de recursos como turbo, injeção direta de combustível e comando variável de válvulas. Reunimos na lista abaixo 10 exemplos de carros super potentes equipados com este tipo de motorização. Confira!
Este caso, especificamente, representa um dos motores de 4 cilindros mais poderosos já produzidos comercialmente. Ele equipa a linha de compactos esportivos da Mercedes-AMG e já nasceu arrancando elogios: tinha, ainda em 2013, 360 cv e 45,9 kgfm de torque. Com o facelift lançado em 2015 os números subiram para elogiosos 381 cv e 48,5 kgfm de torque.
Pintadas em um chamativo tom de azul, as versões Polestar dos modelos da Volvo não se destacam apenas pelo visual. Sob o capô, encontra-se um motor turbo de 2 litros de deslocamento capaz de gerar interessantes 367 cv e 47,8 kgfm de força. Os números são refletidos diretamente na aceleração, sendo necessários apenas 4,4 segundos para alcançar os 100 km/h partindo da imobilidade.
Temos aqui o exemplo da versão mais potente do Focus produzida em série. São ao todo 355 cv extraídos de um motor 2.3 e enviados para as quatro rodas através de um poderoso sistema de tração integral. É considerado um dos carros mais legais de dirigir atualmente, com direito a Drift Mode e outras peculiaridades. Esse tom de azul também é uma belezura.
Aqui está o que você precisa saber sobre o 718 Cayman S equipado com o novo motor turbo: pouco mais de 25 cv a mais que o aspirado e ainda mais esportivo. De acordo com dados de fábrica, acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 4 segundos. Tudo isso extraído de apenas 2,5 litros de deslocamento? Sem dúvidas, bastante interessante.
Mesmo não sendo tão selvagem quanto as versões Polestar listadas lá no começo, o motor T6 que equipa os Volvos mais novos é bastante potente para um 4 cilindros. Com turbo e supercharger unidos, o propulsor entrega 320 cv de potência e 40,8 kgfm de força, tendo apenas 2 litros. Isso significa que o Volvo que para ao seu lado no semáforo pode ser mais vigoroso que seu Subaru WRX STI, por exemplo.
Responsável por equipar todas as versões de entrada do Mustang a partir da linha 2018, o motor 2.3 EcoBoost da Ford rende 315 cv. Ainda passa longe do ronco e da emoção transmitida pelo 5.0 V8, mas promete render bons números comerciais para o muscle, que foi nada menos que o carro esportivo mais vendido no mundo em 2016. Só na América do Norte este propulsor representa quase 40% dos emplacamentos totais do modelo.
Lançada recentemente na Europa, a reestilização do Golf levou a endiabrada versão R a 310 cv de potência, contra 296 cv do modelo anterior. Assim, o hatch médio alemão acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e chega a 248 km/h de velocidade máxima. Está disponível com câmbio manual ou DSG de dupla embreagem, inclusive na carroceria perua, a nossa conhecida Golf Variant.
Aqui está mais um caso interessante de motor pequeno de alto rendimento. São nada menos que 310 cv extraídos de um 2.0 e direcionados unicamente para as rodas dianteiras - com direito até a câmbio manual de 6 marchas. Não por acaso, este propulsor garantiu ao Civic Type R o título de carro de tração dianteira mais rápido do circuito de Nürburgring, à frente do VW Golf GTI Clubsport S.
Nem só pelo renomado sistema de tração integral se destacam os Subaru. Neste caso específico do WRX STI, o motor 2.5 boxer rende interessantes 310 cv de potência e mais de 40 kgfm de torque. Dados de fábrica apontam 5,2 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e máxima de 255 km/h. Leia avaliação aqui.
É verdade que os fãs mais puristas lamentaram quando a Porsche anunciou que iria aderir à tendência dos motores turbo. Mas é bom lembrar que mesmo sendo um motor de entrada, o 2.0 que equipa Cayman e Boxster produz mais de 300 cv. Não há muito o que discutir, não é mesmo? Afinal, este propulsor rende muito mais torque que o equivalente de 6 cilindros usado anteriormente, e os esportivos continuam só elogios na direção.
Fotos: divulgação
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