O mundo da moda dita as regras em diversos ambientes. Os acabamentos e cores dos automóveis são alguns deles. Um exemplo é a preferência do público pelo cinza nos últimos tempos. A cor ganhou força, principalmente na Europa, e ocupou o lugar que era do branco até o ano passado.
Ou seja, se você torce por um mundo mais colorido, o cenário está contra você. Se as ruas já estão repletas de carros prata, preto e branco, a tendência é que a "falta de cor" se amplie com o cinza na moda. “O cinza é uma cor com grande potencial inexplorado, que oferece novas maneiras de ser bacana e diferente na era moderna, por isso vem sendo cada vez mais valorizada”, disse Julie Francis, gerente de design de cores e materiais da Ford.
Por trás dessa tendência, está também o ambiente de instabilidade política ao redor do mundo, segundo a especialista em psicologia das cores Karen Haller. “Quando há um nível de insegurança e incerteza, tendemos a nos retrair e buscar coisas que tragam segurança, por isso o cinza é tão popular”, diz.
Mais que estilo e conforto, o cinza traz também conotações cerebrais, diz Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Colour Institute. “Pensativo e contemplativo, o cinza é a cor do intelecto. Nós chamamos o cérebro de massa cinzenta, associando essa cor com a busca da verdade, do conhecimento e da sabedoria”.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Designer do Captur é contratado para projetar carros da chinesa BAIC
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025