Toyota Hilux refaz "Teste do Alce" com ajustes no controle de estabilidade
Depois da reprovação, picape teve sistemas melhorados e mudanças na calibração dos pneus
O moose test, ou teste do alce, é um dos terrores de algumas montadoras. Feito pela Teknikens Varld, uma publicação sueca, o teste ficou famoso após a reprovação da primeira geração do Mercedes-Benz Classe A, o que levou a diversas mudanças e até mesmo o recolhimento de unidades das lojas após o capotamento.
Um dos mais recentes casos de reprovação aconteceu com a Toyota Hilux. A picape não chegou a capotar, mas ficou sobre apenas duas rodas. O teste, que consiste num desvio brusco de rota em velocidades graduais, leva a suspensão ao limite com a transferência de peso de um lado para o outro. Na época, a Toyota alegou que iria fazer modificações nos parâmetros do controle de estabilidade e retornaria para uma nova passagem.
E foi isso que aconteceu. Se antes o teste tinha que ser interrompido aos 60 km/h, a Hilux "remapeada" foi até os 67 km/h sem problemas. Segundo a Toyota, além do novo acerto do controle de estabilidade, a pressão dos pneus dianteiros foi aumentada para quando a caçamba tem carga. Resta saber quando as modificações serão aplicadas nas unidades já vendidas ao redor do mundo.
Fotos e vídeo: Teknikens Varld
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil