Depois de apresentadas as carrocerias hatchback e minivan, a linha de elétricos I.D. da Volkswagen estreia oficialmente a variante SUV. Com pegada cupê e visual fiel aos primos já conhecidos, a novidade será apresentada na edição deste ano do Salão de Xangai, representando o novo olhar da gigante alemã para mercado de veículos de propulsão alternativa.
Batizado de I.D. Crozz Concept, o protótipo é um dos primeiros estudos de SUV-cupê lançados por uma marca de perfil generalista. O visual segue a filosofia dos demais elétricos da família, com destaque para os faróis com tecnologia Full-LED, o logotipo dianteiro iluminado e a ausência de grade na dianteira. No interior há espaço para 4 ocupantes e tecnologias como controle por gestos e o modo de condução autônoma I.D. Pilot.
A potência combinada de 306 cv vem de dois motores elétricos, um com 102 cv e outro com 204 cv. Dados da própria marca apontam 180 km/h de velocidade máxima e autonomia de 500 km (garantida pela bateria de 81 kWh). Nas palavras da Volks, o protótipo tem as mesmas características de dirigibilidade de um Golf GTI.
A família I.D. começará a ser produzida em série a partir de 2020 e a expectativa é que o Crozz Concept também chegue ao mercado. Todos os modelos serão produzidos sobre a plataforma MEB, dedicada exclusivamente a modelos elétricos.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta