Principal órgão avaliador da segurança automotiva na Europa, o Euro NCAP divulga nesta semana resultados obtidos com a nova geração do BMW Série 5. Submetido aos tradicionais testes de impacto, o sedã não só se saiu bem nas provas como arrancou consideráveis elogios dos técnicos responsáveis. No quesito que avalia a proteção para pedestres, por exemplo, a entidade disse estar "particularmente impressionada".
Avaliado na versão 520d, equipada com motor turbodiesel, o modelo alcançou 5 estrelas na classificação geral, oferecendo 91% de proteção para ocupantes adultos e 85% para crianças. Nas provas de proteção para pedestres o rendimento foi de 81%, com consideráveis elogios ao funcionamento do sistema de frenagem autônoma, que evita colisões em baixas velocidades.
Por fim, a avaliação "Safety Assist" rendeu 59% de classificação, levando em conta o funcionamento dos sistemas de assistência à velocidade (incluindo limitador), lembrete do cinto de segurança e, novamente, frenagem autônoma.
Recém lançado no Brasil, o Série 5 é oferecido por aqui nas versões 530i M Sport e 540i M Sport, aos preços de R$ 314.950 e R$ 399.950, respectivamente. A primeira tem motor 2.0 turbo de 252 cv, enquanto a segunda traz sob o capô o propulsor 3.0 de 6 cilindros turbo de 340 cv. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração traseira.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
De 218 a 727 cv: 40 anos de evolução do BMW M5 por meio de seus motores
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo BMW Série 5 plug-in híbrido faz até 28,6 km/l e chega por R$ 574.950
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW confirma Série 5 a combustão e M3 CS no Brasil ainda em 2024
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Primeiras impressões BMW i5 M60: sem apagão elétrico no futuro