Em 14 de abril de 1927, o primeiro automóvel da Volvo saiu da linha de produção. O ÖV4 (carruagem aberta com 4 cilindros, em sueco), tinha motor, como diz seu nome, de 4 cilindros, 1.940 cm³ e 28 cv, ligado a um câmbio de 3 marchas manual. Ficou em linha até 1929, vendendo 996 unidades, quando foi substituído pelo PV4.
Na mesma data, 90 anos depois, o primeiro XC60 da nova geração sairá de Gotemburgo. Totalmente revisto, foi mostrado no Salão de Genebra com visual "mini-XC90" e tecnologias semi-autônomas. Ele foi o escolhido por, hoje, representar 30% das vendas globais da Volvo, com possibilidade de ultrapassar as 1 milhão de unidades vendidas desde 2008.
No Brasil, é o carro-chefe da Volvo. Sua nova geração foi prometida para agosto e já pode reservada nas concessionárias da marca, mediante sinal de R$ 20 mil. Ainda não foram divulgados os preços das versões, que serão chamadas de Momentum, Inscription e R-Design, sempre com o motor 2.0 turbo de 254 cv (T5) e câmbio automático de 8 marchas.
Fotos: divulgação
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