Todos os anos, 4.500 pedestres são mortos em acidentes com veículos só na Ilha de França, uma das 27 regiões administrativas daquele país. Paris faz parte dela. Para países ricos, é muita gente. E o governo resolveu tomar uma medida extrema: ensinar pelo susto, como mostra o vídeo acima.
A ideia é simples e voltada principalmente a pedestres distraídos: sempre que um deles atravessa fora da faixa de segurança, ou quando o sinal está vermelho para pedestres, um painel emite o som de pneus cantando e ao mesmo tempo faz uma foto do pedestre assustado.
O painel, em seguida, exibe a foto da pessoa e acrescenta a seguinte mensagem: "Não corra risco de morte na travessia respeitando os semáforos..." O resultado é surpreendente e temos de acreditar que as pessoas envolvidas nesta campanha de sensibilização não irão agir do mesmo jeito. Ele também é uma mensagem para vocês que estão olhando para esta tela no celular, andando de carro, a pé ou de bicicleta! Respeite os semáforos!
Os vídeos e as fotos estarão disponíveis em breve em estações ou nas redes sociais como parte da ação "Quinzena Regional dos Usuários Vulneráveis", que acontecerá de 15 a 28 de maio de 2017 lá na França. Será que uma ação parecida ajudaria o Brasil a matar menos pedestres?
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança