Todos os anos, 4.500 pedestres são mortos em acidentes com veículos só na Ilha de França, uma das 27 regiões administrativas daquele país. Paris faz parte dela. Para países ricos, é muita gente. E o governo resolveu tomar uma medida extrema: ensinar pelo susto, como mostra o vídeo acima.
A ideia é simples e voltada principalmente a pedestres distraídos: sempre que um deles atravessa fora da faixa de segurança, ou quando o sinal está vermelho para pedestres, um painel emite o som de pneus cantando e ao mesmo tempo faz uma foto do pedestre assustado.
O painel, em seguida, exibe a foto da pessoa e acrescenta a seguinte mensagem: "Não corra risco de morte na travessia respeitando os semáforos..." O resultado é surpreendente e temos de acreditar que as pessoas envolvidas nesta campanha de sensibilização não irão agir do mesmo jeito. Ele também é uma mensagem para vocês que estão olhando para esta tela no celular, andando de carro, a pé ou de bicicleta! Respeite os semáforos!
Os vídeos e as fotos estarão disponíveis em breve em estações ou nas redes sociais como parte da ação "Quinzena Regional dos Usuários Vulneráveis", que acontecerá de 15 a 28 de maio de 2017 lá na França. Será que uma ação parecida ajudaria o Brasil a matar menos pedestres?
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
SUV da Chevrolet leva nota zero em teste de segurança e GM se explica