Porsche e Audi criarão plataformas conjuntas
Também desenvolverão tecnologias para veículos autônomos
No mundo dos automóveis, as sinergias são quase sempre coisas positivas. Mais ainda se são entre marcas de uma mesma multinacional. Assim acontece com a Porsche e Audi, pertencentes ao Grupo Volkswagen, que irão desenvolver plataformas conjuntas e tecnologias para veículos autônomos, de olho em 2025. Como resultado, os carros do futuro de ambas as marcas terão uma base em comum.
Segundo o comunicado, engenheiros de ambas as empresas investigarão juntos os passos a seguir em diferentes áreas do desenvolvimento de veículos. Mas cada uma delas manterá as suas características. A respeito disso, Oliver Blume, presidente da Porsche, deixo claro ao assegurar que "um Porsche sempre será um Porsche".
Precedentes existentes
Esta aliança não é nova. Lembre que o Audi Q7 e o próximo Porsche Cayenne usam a mesma base, a plataforma modular MLB Evo. Mais que isso, vários modelos de ambas as montadoras usam os mesmos motores a gasolina e diesel. Se trata, sem dúvida, de seguir otimizando os recursos e ajustar ao máximos os custos, sem perder a qualidade do produto final.
Neste novo acordo, se estabeleceram objetivos em diferentes áreas, cada uma deles liderada por um representante de cada marca. Desta forma, não se estabelecem elencos entre uma firma e outra, mas sim uma parceria, para que o esforço seja igualitário.
Chegando a este ponto, resta saber quando chegará o superelétrico da Porsche, o Mission E, cujo protótipo estava há quase dois ano no Salão de Frankfurt. Pois bem, parece que os planos para lançar-lo ao mercado em 2020 não podem ser assegurados. Devemos ser pacientes, pois a marca alemã nunca nos decepciona.
Galeria: Frankfurt: Porsche Mission E Concept antecipa rival elétrico alemão para a Tesla
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Porsche manterá opções a combustão mesmo para carros elétricos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?