No último dia 16, a Michelin abriu as inscrições para a terceira edição do Michelin Best Driver, um concurso que, na aparência, serve apenas para premiar o melhor motorista universitário em três das maiores cidades do Brasil. Mas que, na prática, serve como alerta para que a moçada entre 18 e 35 anos dirija de forma mais responsável.
Para que possam concorrer, universitários desta faixa etária das grandes Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro precisam se inscrever no site www.michelin.com.br/michelin-best-driver. Cada região terá 65 aparelhos de telemetria que serão instalados nos carros dos concorrentes, totalizando 195 competidores. É uma pena, já que isso limita bastante o alcance da ação. A marca não relata qual é o critério de seleção caso mais de 65 pessoas por região concorram às vagas, o que é quase certo.
“A avaliação da telemetria leva em conta quatro quesitos: curva, frenagem e aceleração bruscas e o excesso de velocidade. Atualmente, as principais causas de acidente entre os jovens são o consumo de bebida alcoólica, uso de celular e excesso de velocidade. É para isso que queremos despertar a atenção deste público”, avalia Eduardo Biavati, consultor de segurança da Michelin.
Com a ação, a Michelin aproveitará para reforçar o que chama de "regras de ouro":
Dentre os 195 competidores, 3 serão selecionados. Um para cada região. E todos os três levarão para casa um iPhone 7. O melhor entre estes três também ganhará uma viagem para o Canadá, onde poderá assistir a uma prova da Fórmula 1 em Montreal, no Canadá. O resultado sai no dia 29 de junho.
Para reforçar a divulgação do concurso, a Michelin contará com "influenciadores digitais". Ela bem que poderia ter usado a verba que será gasta com essa turma para incluir mais gente na competição, mas já está fazendo mais do que outras marcas para reduzir o número obsceno de mortes no trânsito que temos no Brasil todos os anos.
Foto: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança