Um dos carros mais esperados do mundo para este ano é bem pouco conhecido no Brasil, mas idolatrado no exterior. Não só pela história da marca, mas também pelo time que a trará de volta à vida. Estamos falando da TVR, que voltará à vida com motor Cosworth, desenvolvimento de Gordon Murray e administração de Les Edgar, ninguém menos do que um dos donos da Electronic Arts (EA) e apontado como um talentoso homem de negócios. Com apresentação marcada para setembro, ele vem sendo mostrado aos compradores que já o reservaram, segundo a revista britânica Autocar.
Apesar de sua reputação no exterior, a TVR só ficou mais conhecida no Brasil depois do filme "A Senha: Swordfish", de 2001. Mais especificamente por causa da cena abaixo.
Este era o TVR Tuscan Speed Six, um dos esportivos mais ferozes que o mundo já conheceu. Cru, sem controle de tração, sem airbags, sem assistências eletrônicas de qualquer tipo, voltado a quem sabe muito bem o que faz ao volante. E mesmo assim com restrições. Jeremy Clarkson os comparou a um "bêbado bronco brigão fã de rugby", para dar uma medido do que era dirigir um TVR. E disse essa outra frase famosa: "Ter um TVR no passado era como ter um urso. Era incrível até ele arrancar sua cabeça fora, o que ele certamente faria”.
Os compradores do novo TVR (mais de 400 antes mesmo de o relançamento da marca chegar à imprensa) esperam por um cupê de dois lugares, motor V8 dianteiro e tração traseira. Pela imagem acima, oficial, podemos imaginar que o esportivo terá cerca de 4,40 m de comprimento, 1,10 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.
O V8, criado pela Cosworth sobre o 5.0 Coyote do Ford Mustang, terá mais de 400 cv. Aliado ao baixo peso do esportivo, de apenas 1.200 kg, ele fará o novo TVR chegar a mais de 320 km/h e a um 0 a 100 km/h abaixo dos 4 s. O modelo será vendido a menos de 90 mil libras esterlinas, ou cerca de R$ 350 mil em conversão direta.
As apresentações estão sendo feitas na sede da Gordon Murray Design, em Guildford. O novo TVR não será apenas desenvolvido pelo projetista de F1. Também será construído pelo método iStream, desenvolvido por Murray. Ele reduz os custos de produção para apenas 1/3 do custo comum e permite a construção de veículos de fibra de carbono em larga escala. Uma revolução que o projetista queria aplicar a modelos compactos, mas que, como de costume, usará modelos de nicho, como o novo TVR, para ganhar impulso.
Além do carro, provavelmente um mock-up, estão sendo mostradas imagens em 3D do interior e o modelo do banco do novo esportivo. O processo termina com uma sessão de perguntas e respostas e opções de compra e financiamento do modelo. Sorte dos que já tiveram a chance de ver o carro de perto. E de quem poderá comprá-lo para testar suas habilidades ao volante.
Fonte: Autocar
Fotos: divulgação
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