Fiat 500 de próxima geração chega em 2019 e já nascerá híbrido
Novo modelo deve estrear antes do fim desta década, mais eficiente e com design evolutivo
No mercado há pelo menos 10 anos, a atual geração do Fiat 500 evoluirá para um modelo mecanicamente mais avançado e eficiente na próxima geração. Em entrevista concedida durante o Salão de Genebra, o chefão da FCA, Sergio Marchionne, declarou que o novo 500 chegará ao mercado até o fim da década com um inédito sistema híbrido.
Detalhes sobre o dispositivo ainda são desconhecidos, mas é certo que terá 48V e substituirá o atual motor 1.3 Multijet turbodiesel. A ação faz parte de um "plano verde" da FCA que busca adotar sistemas de propulsão alternativos em mais modelos, incluindo as versões mais caras de modelos da Alfa Romeo e da Maserati.
Fiat 500S no Salão de Genebra
"Acho que os híbridos são inevitáveis", disse Marchionne. "Estamos todos nos movendo na direção certa. A questão não é a tecnologia, mas sim o custo dela e se o consumidor está disposto a pagar. Precisamos abraçar os sistemas de 48V de uma forma mais realista", completou.
Construído sobre a chamada plataforma Mini, que também é a base do Panda, o 500 terá de adotar uma nova plataforma para receber as tecnologias. O visual, porém, seguirá a receita de sucesso do carro de hoje, de modo que as linhas serão evolutivas e sem grandes rupturas. O lançamento deve acontecer em meados de 2019.
Fotos: divulgação
Galeria: Fiat 500S no Salão de Genebra
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat 500 sai de linha na Europa e passa a ser produzido na África
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat pode dar passo atrás com 500 elétrico ganhando versão híbrida
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Fiat 500 Tributo Trepiuno celebra 20 anos do conceito como edição especial