Principal atração da Volvo no Salão de Genebra, a nova geração do XC60 também está sendo divulgada por meio de uma série de vídeos que mostram as inovações tecnológicas e o alto nível de segurança do SUV. Em alguns desses vídeos, um misterioso sedã médio banca o figurante. E ele é muito trabalhado para ser apenas uma animação. Tudo indica que ele pode ser um teaser do futuro S40, modelo que a Volvo já teve na linha, mas que era fabricado sobre a plataforma do Ford Focus.
Descoberto pelos amigos do Indian Autos Blog, o misterioso sedã compacto possui a identidade visual dos Volvo atuais, com os inconfundíveis LEDs diurnos integrados aos faróis no formato do martelo de Thor. As lanternas sugerem uma evolução sobre o estilo do atual S60, mas o porte menor e alguns outros detalhes apontam para o novo modelo da série 40.
Assim como o conceito 40.2, que antecipou o novo sedã médio, o modelo de 5 portas adere à tendência dos fastbacks, com a coluna C com uma inclinação bem acentuada, tendo como destaque o terceiro volume mais encurtado, uma de suas características mais marcantes. Compare os dois:
Como os designers costumam dizer, repare nas proporções. Apesar do estilo menos quadrado, o carro da animação tem balanços pequenos, a coluna C bem para trás, dando à traseira uma aparência de cupê, e a linha de cintura ascendente. Por fim, repare como, vistos de lado, os para-choques traseiros dos dois têm um desenho bastante parecido.
Se a mudança de estilo se confirmar, ela mostrará que a Volvo abriu mão de ter um modelo de linhas mais angulosas para agradar a um público mais conservador, como é o cliente típico de sedãs médios.
O próximo lançamento no cronograma da Volvo é o XC40, que tem estreia especulada para o Salão de Xangai, em abril. Assim como o primeiro SUV compacto da marca, o futuro S40 também será feito sobre a CMA (Compact Modular Architecture), a nova plataforma modular da Volvo e da Geely. Ainda sem data de estreia definida, o sedã só deve ser revelado a partir do segundo semestre de 2017 em diante. Talvez no Salão de Frankfurt.
Vale lembrar que essa nova gama de carros compactos incluirá um modelo 100% elétrico, além de um trem de força híbrido, com a tecnologia Twin Engine plug-in. Tudo como parte da ousada meta da marca sueca de vender globalmente mais de 1 milhão de veículos com tecnologia elétrica até 2025. Mesma meta da Volkswagen, que foi a maior fabricante global em 2016. Isso dá bem a medida das ambições suecas.
(Colaborou Gustavo Henrique Ruffo)
Fotos: reprodução/divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Bugatti atinge um novo recorde de velocidade, mas há um porém
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil