Revelada em um evento fechado na Suécia no fim do ano passado, a picape Classe X, da Mercedes-Benz, finalmente faz seu debute público no Salão de Genebra. Primeira grande investida de uma fabricante de luxo no mercado de picapes médias, o modelo está sendo apresentado como conceito e deve chegar ao mercado em versão final ainda neste ano.
Fruto de uma parceria firmada entre Daimler e o grupo Renault-Nissan, a Classe X usará a mesma plataforma que sustenta a nova Frontier e a Alaskan, mas com visual e cabine exclusivos, além de mecânica própria. O destaque ficará por conta do motor V6 turbodiesel que estará presente na versões de topo, associado à tração integral 4Matic. O portfólio terá ainda motores a diesel e a gasolina de 4 cilindros.
Oferecida sempre com cabine dupla, a picape terá capacidade para carregar até 1,1 tonelada de carga e rebocar cerca de 3,5 toneladas. No visual, opções de personalização estão nos planos da marca, com destaque para peças exclusivas como santantônio, quebra-mato embutido ao para-choque e estribos laterais.
Para a Europa, países da África e Austrália, a produção será iniciada no final de 2017 e concentrada em Barcelona, na Espanha. Para o Brasil e demais nações sul-americanas, a fábrica da Renault em Córdoba, na Argentina, será a responsável pelo abastecimento, a partir de 2018.
No ano passado, o conceito foi revelado por meio de dois protótipos: o Stylish Explorer e o Powerful Adventurer. O primeiro foi o escolhido para debutar em Genebra, destacando a aparência premium e pegada esportiva da picape. Neste aspecto, inclusive, rumores indicam que a versão final terá até uma configuração com pacote AMG. Aguardemos.
Fotos: Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz Classe X tem unidades ao relento em fábrica na Argentina
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Mercedes-Benz não tem mais planos para picapes mesmo com a nova Mitsubishi L200
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mercedes-Benz Classe X com 6 rodas é mostrado por customizadora
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Oficial: Picape Mercedes-Benz Classe X terá producão encerrada em maio