Em uma semana que começou agitada quando a PSA bateu o martelo e comprou as marcas Opel e Vauxhall da GM, o novo Crossland X estreia no Salão de Genebra. Posicionado acima do Mokka X, o crossover tem proposta mais urbana e terá a missão de suceder o Meriva.
Principal lançamento da marca neste ano, o Crossland X foi desenvolvido sobre a plataforma PF1/A da PSA e vai ocupar o lugar da Meriva como uma opção "mais SUV e menos minivan". Sob o capô, terá motores de origem francesa 1.2 PureTech de 82 cv ou 1.2 Turbo com 130 cv, além do diesel BlueHDi 1.6.
Considerado pelo pessoal de Rüsselsheim "um campeão de estilo, bem como de funcionalidade", o novo Crossland X segue praticamente a mesma filosofia de design do Mokka X e agrada pelo estilo bem resolvido e muito mais alemão do que francês. Possui apenas tração dianteira, faróis full-LEDs e um grande porta-malas com capacidade de 520 litros.
As vendas na Europa começam nos próximos meses, com preço inicial pouco acima do praticado pelo Mokka X. Em breve (provavelmente no Salão de Frankfurt), o crossover terá a companhia do irmão maior Grandland X, que também usará uma plataforma da PSA. No caso, a EMP2 do novo Peugeot 3008.
Fotos: Motor1.com/divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Opel retorna para a América Latina, mas Brasil fica de fora
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Opel Crossland 2021: sucessor da Meriva ganha facelift inspirado no Corsa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Vauxhall Crossland X - Sucessor da Meriva aparece antes da hora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
História: Os 40 anos do Kadett que chegou ao Brasil