A nova plataforma que estreou no Subaru Impreza chegou agora ao XV. Versão "aventureira" do Impreza hatchback, o XV de segunda geração usa a Subaru Global Platform, o modelo ficou pelo menos 70% mais resistente a torções, mas a Subaru diz que alguns modelos podem ter essa resistência melhorada em até 100%.
O novo XV tem 4,47 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,67 m. O antigo tinha respectivamente 4,45 m (-2 cm), 1,78 m (-2 cm), 1,62 m (igual) e 2,64 m (-3 cm) e pesava 1.415 kg. O peso do novo modelo não foi informado pela Subaru. A nova plataforma também ajudou a rebaixar o centro de massa do carro, ainda que seu vão livre permaneça em 22 cm.
Os motores podem parecer os mesmos, mas a Subaru diz que tiveram uma renovação de 80% de syas peças. A injeção agora é direta e o 4-cilindros boxer é 12 kg mais leve do que o anterior. A transmissão, uma CVT chamada de Lineartronic, também pesa menos, exatos 7,8 kg. E tem uma relação de transmissão mais ampla, saindo de 6,28 para 7,03. A CVT também imita uma transmissão automática de 7 marchas, como a do Corolla. A direção do novo XV também é mais rápida, com relação de 13:1 em vez de 14:1
Com tantas melhorias, resta saber em quanto tempo o novo modelo deve chegar por aqui. Esperamos que seja em breve. E a preço competitivo.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Subaru Forester e XV chegam ao Brasil com motor 2.0 híbrido
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste instrumentado Subaru XV 2018: Muito além das aparências
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Subaru XV chega ao Brasil em duas versões a partir de R$ 114.900
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Subaru revela detalhes de sistema híbrido capaz de rodar até 1.000 km