Briga em casa - Hyundai Creta 2.0 AT x ix35 2.0 Flex
SUV compacto 'completão' ou SUV médio de entrada?
Segmento da moda, os SUVs são a bola da vez no 'Briga em Casa' desta semana. Colocamos frente a frente dois modelos da Hyundai: o médio ix35 na versão de entrada e o novíssimo Creta no acabamento topo de linha. Ambos os veículos são feitos no Brasil (o ix35 em Anápolis-GO e o Creta em Piracicaba-SP), usam a mesma plataforma, mas são categorias diferentes e estão sendo comparados na mesma faixa de preço para você decidir qual é a melhor compra.
Compre um Creta se...
-
prefere mais equipamentos: comparado ao irmão maior, o Creta vem recheado de itens e conta seis airbags, ar condicionado digital, retrovisores externos com rebatimento elétrico, central multimídia completa, bancos em couro, computador de bordo, botão de partida e acesso sem chave, entre outros itens.
- prefere menor consumo: embora não seja um destaque em seu segmento, em relação ao irmão maior, o Creta foi consideravelmente mais econômico, gastando menos combustível tanto na cidade quanto na estrada;
- prefere mais praticidade: o Creta tem comprimento 14 cm menor que o irmão mais velho, além de ser mais estreito. Na prática, é pouca coisa mais prático de se dirigir na cidade e ainda conta com um amplo ajuste de altura no banco do motorista;
- prefere menor custo de manutenção: o SUV novato também se beneficia de um pacote revisões (pacote obrigatório sai por R$ 4.085 para o ix35 e R$ 3.122 para o Creta) e custo do seguro mais conta na média, além do já citado consumo de combustível mais baixo que no ix35.
- prefere melhor desempenho: pesando cerca de 100 quilos a menos, o Creta se sai melhor que o ix35 tanto nas acelerações quanto nas retomadas. De quebra, ainda tem frenagem um pouco melhor.
Compre um ix35 se...
- prefere melhor dirigibilidade: embora não tenha tração integral, o ix35 tem um bom acerto de suspensão e encara muito bem as curvas, em que pese a sua altura. É um carro ainda agradável de dirigir, silencioso e tem mais jeitão de SUV que o irmão menor, para quem aprecia o estilo.
- prefere mais espaço e porta-malas: não que o Creta seja ruim, mas o ix35 se porta como um legítimo SUV médio, seja pelo bom espaço para pernas, como pela altura e amplitude na cabine. O porta-malas ganha por pouco, apenas 34 litros a mais;
- prefere melhor acabamento: embora o modelo básico fique bem abaixo do Creta em termos de equipamentos, mesmo o interior simples desta versão passa uma boa percepção de qualidade, seja na construção, como nos materiais utilizados, superando o irmão menor nesse aspecto.
Conclusão:
Embora construídos sobre a mesma base, como dissemos, são modelos de concepções bem distintas. O ix35 é na verdade a segunda geração do Tucson, já descontinuada em muitos mercados, e que se destaca pela tocada agradável e bom nível de conforto, apesar da idade. Já o Creta é a grande novidade da Hyundai e tem como trunfo a lista de equipamentos de segurança e conforto mais completa, bem como o desempenho superior, menor consumo e custo de manutenção mais baixo.
Fichas técnicas:
Hyundai Creta 2.0 AT | Hyundai ix35 2.0 Flex | |
MOTOR | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.999 cm³, comando duplo variável na admissão e no escape, flex | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.999 cm3, comando duplo variável, flex |
POTÊNCIA/TORQUE | 156/166 cv a 6.200 rpm / 20,0/20,5 kgfm a 4.700 rpm | 157/167 cv a 6.200 rpm / 19,2/20,6 kgfm a 4.700 rpm; |
TRANSMISSÃO | automática de seis marchas; tração dianteira | automática de seis marchas; tração dianteira |
DIREÇÃO | assistência elétrica | assistência elétrica |
SUSPENSÃO | independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira | independente McPherson na dianteira e Dual link na traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve de aro 17" com pneus 215/50 R17 | liga leve aro 18" com pneus 225/55 R18 |
PESO | 1.399 kg | 1.500 kg |
PORTA-MALAS | 431 litros | 465 litros |
DIMENSÕES | comprimento 4.270 mm, largura 1.780 mm, altura 1.635 mm, entreeixos 2.590 mm | comprimento 4.410 mm, largura 1.820 mm, altura 1.655 mm, entreeixos 2.640 mm |
PREÇO | R$ 99.490 | R$ 99.990 |
Desempenho - medições Motor1
Aceleração | Hyundai Creta 2.0 AT | Hyundai ix35 2.0 Flex |
0 a 60 km/h | 4,5 s | 5,1 s |
0 a 80 km/h | 6,8 s | 7,5 s |
0 a 100 km/h | 9,9 s | 11,1 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (D) | 8,0 s | 8,7 s |
80 a 120 km/h (D) | 7,0 s | 8,1 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 39,7 m | 40,8 m |
80 km/h a 0 | 25,0 m | 25,5 m |
60 km/h a 0 | 13,9 m | 14,1 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade (etanol) | 6,3 km/l | 5,3 km/l |
Ciclo estrada (etanol) | 10,0 km/l | 6,9 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã