PSA compra Opel por 2,2 bilhões de euros, mas ainda restam dúvidas
Confirmação do negócio gera dúvidas interessantes, que devem ser respondidas em coletiva de imprensa
Conforme adiantamos no domingo (5), a PSA realmente comprou a Opel e a Vauxhall da GM. O negócio custou à empresa francesa 2,2 bilhões de euros, ou algo em torno de US$ 2,3 bilhões. A Opel custou 1,3 bilhão de euros e a Vauxhall, 0,9 bilhão de euros, algo no mínimo curioso, considerando que a Opel tem presença na Europa inteira, enquanto a Vauxhall é vendida só no Reino Unido. Mas restam mais perguntas do que respostas depois da confirmação do negócio.
As primeiras delas são sobre as cláusulas de "não-competição". Em que mercados a PSA estará proibida de atuar com os Opel e Vauxhall? Por quanto tempo? Será que o Brasil está no meio? Será que elas incluem todos os carros ou só alguns modelos que a Chevrolet também oferece? Será que poderemos voltar a ter veículos da Opel por aqui, como Corsa, Astra, Insignia e Zafira?
Além destes detalhes, como será a integração das marcas na PSA? Será que todos os novos produtos usarão plataformas da PSA, como a EMP2 e a CMP, ou as empresas poderão continuar a usar componentes da GM? Por quanto tempo? Como fica a distribuição dos veículos Opel em mercados nos quais a marca ainda não atua? Será que o projeto do Opel GT vai para a frente?
Por ora, o que sabemos é que a PSA também comprou o braço financeiro da Opel e da Vauxhall com o BNP Paribas. O time atual será mantido, mas deve ser absorvido pelo braço financeiro da PSA em pouco tempo.
Outra coisa que a compra deve permitir são economias de escala em compras, manufatura e pesquisa e desenvolvimento. A PSA diz que espera ter sinergias de 1,7 bilhão de euros até 2026, seja lá o que isso queira dizer. Provavelmente a economia para todas as empresas envolvidas. A maior parte disso já deve aparecer em 2020, quando a Opel e a Vauxhall já teriam uma margem operacional recorrente de 2%. Em 2026, essa margem operacional deve chegar a 6%. A PSA também prevê que Opel e Vauxhall saiam do vermelho já em 2020. O resto do release, infelizmente, foi só aquele blá-blá-blá protocolar sobre como o negócio foi sensacional.
Consta que a PSA fará uma coletiva de imprensa em Paris para esclarecer todas estas questões. Aguardemos por mais novidades. E que elas sejam boas tanto para as envolvidas quanto para o mercado brasileiro.
Fotos: divulgação
Galeria: PSA - Opel
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