Euro NCAP - Ford Ka recebe apenas três estrelas e Toyota CH-R, cinco
Fiat 500 foi mal e caiu para três estrelas, enquanto o novo Citroën C3 ficou com quatro
Saiu mais uma rodada de testes de impacto do Euro NCAP. Desta vez, seis carros foram avaliados pelo órgão independente e o destaque ficou com o Toyota CH-R, que recebeu a nota máxima de cinco estrelas. A nova geração do Citroën C3 ficou com quatro estrelas, enquanto os urbanos Fiat 500 e Ford Ka tiveram apenas três.
Com a implementação de regras mais rígidas em 2016, obter as cinco estrelas deixou de ser um padrão para os fabricantes, principalmente em veículos menores e mais baratos. Nesta última rodada de testes, além do já mencionado Toyota CH-R, apenas os novos Audi Q5 e Land Rover Discovery receberam a nota máxima em segurança.
O novo crossover da Toyota foi elogiado pelo órgão pelo ótimo resultado na proteção para ocupantes adultos, com pontuação de 95%. O modelo conta com o Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), um pacote de segurança que também inclui a frenagem autônoma de emergência.
De acordo com o relatório, os compactos Fiat 500, Citroën C3 e Ford Ka+ tiveram desempenho abaixo da média para o seu segmento nos quesitos proteção aos ocupantes e itens de série de segurança. O órgão ainda criticou o baixo nível de proteção para os ocupantes crianças no Fiat 500 e a câmera acoplada ao para-brisa do Citroën C3 não ser utilizada para a função de frenagem autônoma de emergência (item que o modelo não tem).
Recém chegado à Europa, o Ford Ka+ (o nosso Ka hatch) foi bem na proteção dos ocupantes, mas acabou penalizado pelo insuficiente pacote de segurança de série e também pela ausência da frenagem autônoma de emergência, que não é oferecida nem mesmo como opcional.
Reestilizado em 2015, o Fiat 500 é um bom exemplo de que o critério de classificação do órgão europeu ficou bem mais rigoroso. Em seu primeiro teste, o urbaninho da Fiat levou cinco estrelas na proteção para adultos e três estrelas para crianças. Agora, o resultado foi de 66% para adultos e 49% para crianças, sem contar os 53% para pedestres e apenas 27% em equipamentos de segurança.
Fonte: EuroNCAP
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descontinuado e visado: Ford Ka lidera ranking dos mais roubados
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Lista: Os carros com séries especiais que ninguém lembra
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Os facelifts de carros que não duraram muito tempo no mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Carros usados mais vendidos em março: Ford Ka ainda mostra força