Ford vai gastar US$ 200 milhões em túnel de vento supertecnológico
Empreendimento faz parte de um gigantesco complexo de testes, onde serão projetados a nova Ranger e o SUV Bronco
A Ford acaba de anunciar nos Estados Unidos o investimento de US$ 200 milhões na construção de um gigantesco complexo de testes. Com sede em Allen Park, no Michigan, o centro terá dois grandes destaques: um túnel de vento de última geração e uma câmara climática desenvolvida para avaliar dados de desempenho e economia de combustível de novos carros.
O empreendimento começará a ser construído ainda neste ano e ficará pronto por volta de 2019, ocupando aproximadamente 13 hectares. No caso do túnel de vento, a Ford diz usará tecnologias de última linha e realizará simulações de capotamento, bem como promoverá testes aerodinâmicos a velocidades de até 321 km/h.
Por sua vez, a câmara climática permitirá testes a temperaturas super baixas, como -40ºC, até temperaturas desérticas, como 60ºC. "Este novo complexo será capaz de acomodar não só o supercarro GT, mas também veículos maiores como as picapes Super Duty", disse Raj Nair, chefe de produto da Ford.
Em outros novos projetos, o centro abrigará os testes da versão norte-americana da Ranger e a nova geração do SUV Bronco.
Fotos: Divulgação
Galeria: Ford GT túnel de vento
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Avaliação Ford Ranger Black 4x2 2025: você não precisa de 4x4
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?