Após uma série de polêmicas envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surge um novo fato que, caso confirmado, se mostrará bastante prejudicial e diretamente relacionado ao Brasil. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, os trabalhadores do complexo da GM em São José dos Campos entram em férias coletivas a partir desta segunda-feira (13). Em comunicado, a entidade disse que o motivo da paralisação é o cancelamento da exportação de 15 mil veículos ao México.
A nota externa a preocupação com a ameaça aos empregos do setor, e que isso seria um reflexo direto da nova política comercial adotada por Donald Trump, que tem gerado conflitos com o governo mexicano. Esclarece ainda que 27% da produção da fábrica brasileira é exportada para o México.
Ainda de acordo com o sindicato, as informações teriam sido confirmadas pela montadora nesta semana. A unidade de São José dos Campos produz a picape S10 e do SUV Trailblazer. A fábrica de São Caetano também foi afetada e dará férias para 5 mil trabalhadores a partir do dia 25.
Foto: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
McLaren foi vendida mais uma vez, inclusive divisão de competições
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
VW caminha para cortar fábricas, empregos e salários na Europa
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Depois da Land Rover, SsangYong faz acordo para usar plataformas da Chery