Muito já falamos aqui sobre os diversos novos motores que chegaram ao mercado nacional durante 2016. Até fizemos uma matéria especial sobre eles (que você pode ler aqui) e mostramos que as fabricantes tiveram de se atualizar para chegar a níveis de consumo e emissões impostos pelo governo e pelo Inovar Auto. Mas constatamos que alguns deles são propriedade exclusiva de determinadas versões, que representam uma pequena parcela das vendas de seus modelos. A não ser os da Toyota, são todos importados. Veja quais são eles:
Primeiro motor turbo da Honda, o 1.5 (173 cv e 22,4 kgfm de torque) chega ao Brasil por importação originada dos Estados Unidos. Em Sumaré (SP), é destinado exclusivamente à versão Touring, a topo de linha, que custa R$ 124.900, e está ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas. Movido apenas a gasolina, tem 173 cv e 22,4 kgfm de torque.
Veja nosso teste do Honda Civic Touring
A Ford já trazia os motores da família EcoBoost para o Brasil, mas apenas sob o capô do Fusion (o 2.0), com tudo incluído. Quando anunciou a vinda do 1.0 turbo de 3 cilindros, muito se falou sobre uma renovação da linha Fiesta. Importado da Romênia, ele acabou ficando exclusivamente na versão Titanium Plus, de R$ 74.490. Ligado ao câmbio Powershift de 6 marchas, são 125 cv e 17,3 kgfm de torque, usando apenas gasolina.
Veja nosso teste do Fiesta EcoBoost
Na linha de frente da Toyota, está o Etios. Por R$ 45.990, a versão X é a única com o motor 1.3 flex de 88/98 cv, que serve como opção aos populares 1.0. Feito em Porto Feliz (SP), tem cabeçote e bloco em alumínio e duplo comando variável e está acoplado ao câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro. Os demais Etios usam o motor 1.5 flex de 102/107 cv.
Veja nosso vídeo do Toyota Etios X 1.3
Como o irmão Etios, o Corolla também reserva um motor menor para a versão de entrada. Para a GLI, de R$ 87.990, o 2.0 de 143/154 cv dá lugar ao 1.8 de 139/144 cv, sempre ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas.
Veja aqui nosso supercomparativo com os sedãs médios, inclusive o Toyota Corolla
Importado da Coreia, o 1.0 de 3 cilindros, conhecido como Kappa, chega ao Brasil em sua versão turbo para a linha intermediária do HB20, vendida apenas na versão Comfort Plus. Ligado ao câmbio manual de 6 marchas, são 98/105 cv e 13,8/15 kgfm de torque, o colocando entre o 1.0 aspirado e o 1.6. Custa R$ 49.830 na versão hatch e R$ 54.065 na sedã.
Veja nosso teste do Hyundai HB20 1.0 Turbo
A picape Toro foi duramente criticada ao ser lançada com o motor 1.8 Etorq como opção flex. Importados do México, os Tigershark já são conhecidos por equipar o Renegade exportado e, na opção 2.0, também o Jeep Compass vendido por aqui. Para a picape, a solução foi trazer o 2.4, que não sofre aumento de IPI entre as picapes por ser maior. O Tigershark 2.4 tem 174/186 cv, 23,5/24,9 kgfm de torque, vem ligado ao câmbio automático de 9 marchas e mudou o comportamento da Toro. Ela custa R$ 98.730 e é vendida apenas na versão Freedom.
Veja nosso teste da Fiat Toro 2.4
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte