Proprietária do grupo Jaguar Land Rover, a Tata não deve demorar para entrar na era das modernas plataformas modulares. Conforme relata o site Autocar da Índia, a montadora estreará até 2018 duas novas arquiteturas ajustáveis, seguindo tendência já adotada por Toyota, Volkswagen, Renualt-Nissan, Volvo e tantas outras.
Com as duas novas bases, a marca abandonará as 6 que atualmente estão em uso, de modo a diminuir custos de desenvolvimento e economizar na produção em larga escala.
Batizada de AMP, a primeira será cerca de 170 kg que a arquitetura equivalente usada hoje e está sendo projetada para sustentar até 8 modelos diferentes. Ela será formada por 15 módulos individuais e terá índice superior a 80% no compartilhamento de peças entre os modelos que a usarem.
Identificada pelo código L550, a segunda tem origem na JLR. É a mesma usada atualmente pelo Discovery Sport e que servirá para a Tata lançar uma inédita linha premium de SUVs. Os primeiros frutos da nova empreitada devem ser lançados no ano que vem.
Paralelo ao anúncio das novas plataformas, a Tata confirma o lançamento de um inédita submarca, a Tamo. Com estreia prevista para o Salão de Genebra, em março, a divisão será responsável pela comercialização de um esportivo compacto e de baixo custo. Terá apenas dois lugares, construção barata e, provavelmente, propulsão elétrica.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tata Curvv 2025 estreia na Índia como SUV-cupê rival do Citroën Basalt
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Tata Tiago EV é elétrico para as massas que roda mais que Kwid E-Tech
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
GM e indiana Tata firmam acordo para projetos de design e engenharia
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Tata Nano tem produção encerrada após 10 anos