Briga em casa - Peugeot 208 Active x Citroën C3 Attraction
Com visual distinto, ambos utilizam a mesma plataforma e base mecânica
Após o embate "premium" entre Mercedes-Benz Classe C e GLA, o "Briga em casa" desta semana traz dois modelos que não são da mesma marca, mas nasceram na mesma casa. Produzidos pela PSA na fábrica de Porto Real (RJ), Peugeot 208 e o Citroën C3, ambos com o novo motor 1.2 Puretech, são colocados lado a lado para você decidir qual é a melhor compra.
Compre um Peugeot 208 se...
- prefere visual mais esportivo: mesmo nas versões básicas, o 208 deixa claro que tem proposta diversa do C3. O visual é mais anguloso e dinâmico, ao contrário do "primo", que aposta em formas mais arredondadas;
- prefere interior mais moderno: embora o C3 tenha um interior "honesto", com boa aparência e qualidade nos materiais aplicados, fica um degrau abaixo do Peugeot com o seu i-Cockpit, composto pelo volante pequeno e quadro de instrumentos elevado;
- prefere melhor dirigibilidade: apesar de não ter pretensão esportiva, o 208 tem suspensão um pouco mais firme que a do "primo", direção mais direta e posição de dirigir mais baixa, sendo um carro mais interessante ao volante;
- prefere mais equipamentos: em versão de preço equivalente ao C3, o 208 traz alguns itens a mais, como sistema de som mais completo e navegação GPS, por exemplo.
Compre um Citroën C3 se...
- prefere posição de dirigir mais alta: o C3 tem o banco do motorista com ajuste mais alto, além de pedais com curso mais longo. É uma posição de dirigir mais convencional do que no 208, e certamente possui adeptos;
- prefere mais conforto ao rodar: em comparação ao 208, o C3 possui uma suspensão com ajuste mais macio, que não chega a prejudicar a estabilidade e agrada bastante na cidade.
Conclusão:
Bem projetados, ambos são feitos sobre a mesma plataforma e utilizam o conjunto mecânico composto pelo motor 1.2 3-cilindros associado ao câmbio manual de cinco marchas. O 208 aposta na ergonomia, condução mais apurada e melhor oferta de itens, enquanto o C3 dá o troco em quesitos como o conforto e mais espaço no porta-malas. Os dois modelos agradam pelo visual, que é bem distinto e atende a públicos diferentes, sendo o 208 o mais atual (o C3 já ganhou uma nova geração lá fora). Custando o mesmo preço, a decisão de compra vai ficar mesmo por conta do perfil.
Fichas técnicas:
Peugeot 208 Active 1.2 12V | Citroën C3 Attraction 1.2 12V | |
MOTOR | dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, flex | dianteiro, transversal, três cilindros, 12V, flex; |
POTÊNCIA/TORQUE | 84/90 cv a 5.750 rpm / 12,3/13,0 kgfm a 2.750 rpm | 84/90 cv a 5.750 rpm / 12,3/13,0 kgfm a 2.750 rpm |
TRANSMISSÃO | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira | câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira |
SUSPENSÃO | independente Mac Pherson na dianteira e eixo de torção na traseira | independente Mac Pherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
RODAS E PNEUS | 195/60 R15 | 195/60 R15 |
FREIOS | disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS | disco na dianteira e tambor na traseira, com ABS |
PESO | 1.046 kg | 1.100 kg |
DIMENSÕES | comprimento 3,966 mm, largura 1,702 mm, altura 1,472 mm, entreeixos 2,540 mm | comprimento 3,944 mm, largura 1,708 mm, altura 1,521 mm, entreeixos 2,460 mm |
PORTA-MALAS | 285 litros | 300 litros |
PREÇO | R$ 51.190 | R$ 51.190 |
Medições - Motor1 Brasil
Aceleração | Peugeot 208 | Citroën C3 |
0 a 60 km/h | 5,9 s | 5,9 s |
0 a 80 km/h | 9,8 s | 9,4 s |
0 a 100 km/h | 14,7 s | 14,2 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (3a.) | 13,2 s | 12,8 s |
80 a 120 km/h (4a.) | 15,5 s | 14,4 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,1 m | 43,0 m |
80 km/h a 0 | 25,3 m | 26,7 m |
60 km/h a 0 | 14,1 m | 14,7 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade | N/A | 10,3 km/l (etanol) |
Ciclo estrada | 17,8 km/l (gasolina) | 12,4 km/l (etanol) |
Fotos: divulgação/arquivo - Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?