Depois da Ford e da Holden (braço local da GM) anunciarem o encerramento da produção de veículos na Austrália, agora é a vez da Toyota. A marca japonesa, que produz o Camry nas versões a gasolina e híbrida no país, disse que cessará a produção no dia 3 de outubro de 2017.
Na verdade, a Toyota já havia informado a intenção de desativar a linha de montagem na Austrália em 2014. O cronograma de desligamento prevê o encerramento da produção do Aurion em agosto, do Camry Hybrid em setembro e por último, o Camry a gasolina no dia 3 de outubro.
Com o fim das atividades da fábrica australiana, a Toyota passará a importar a nova geração do Camry diretamente do Japão. A Ford, por sua vez, encerrou a produção no país em outubro passado e a Holden o fará no dia 20 de outubro deste ano.
A saída das grandes montadoras representa uma guinada na indústria automotiva da Austrália, um país com um vasto território e apenas 24 milhões de habitantes. As marcas continuam a operar localmente, mas agora como importadoras.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida