Qual foi a maior montadora de global de 2016? A Toyota anunciou a produção de 10.213.486 veículos no acumulado do passado, defendendo o título de líder. Para acirrar a briga, a alemã Volkswagen divulgou nesta semana a "entrega" de 10.312.400 unidades, superando, em tese, a marca japonesa.
É uma longa história com algumas possibilidades e diferentes critérios. Além de anunciar os dados de produção, a Toyota também divulgou ter vendido 10.175.000 milhões de unidades ao redor do mundo, o que a faz perder para a Volkswagen o posto de campeã global, dependendo do critério.
Falando de forma oficial, o ranking global das montadoras mais vendidas é feito pela OICA, International Organization of Motor Vehicle Manufacturers, uma organização bem antiga e que classifica as montadoras de acordo com a quantidade de carros que elas produzem.
É aqui que começa o problema. A Toyota divulga mensalmente os seus dados de produção, mas a Volkswagen não. Como dissemos no início, a alemã informa apenas as "entregas".
Com esta dúvida, a reportagem da Forbes questionou o grupo alemão sobre vendas, produção e aquisição. Um executivo da marca respondeu que produção e entregas diferem ligeiramente, porque, "um carro que foi produzido em 2016 pode ter sido entregue em 2017." E, respeitando a política interna da empresa, não divulgou nenhum número de produção.
Fonte: Forbes
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida