Volkswagen "diz" ser a maior montadora global em 2016; Toyota contesta
Enquanto a Toyota clama o título com números de produção, a alemã divulga dados de "entrega"
Qual foi a maior montadora de global de 2016? A Toyota anunciou a produção de 10.213.486 veículos no acumulado do passado, defendendo o título de líder. Para acirrar a briga, a alemã Volkswagen divulgou nesta semana a "entrega" de 10.312.400 unidades, superando, em tese, a marca japonesa.
É uma longa história com algumas possibilidades e diferentes critérios. Além de anunciar os dados de produção, a Toyota também divulgou ter vendido 10.175.000 milhões de unidades ao redor do mundo, o que a faz perder para a Volkswagen o posto de campeã global, dependendo do critério.
Falando de forma oficial, o ranking global das montadoras mais vendidas é feito pela OICA, International Organization of Motor Vehicle Manufacturers, uma organização bem antiga e que classifica as montadoras de acordo com a quantidade de carros que elas produzem.
É aqui que começa o problema. A Toyota divulga mensalmente os seus dados de produção, mas a Volkswagen não. Como dissemos no início, a alemã informa apenas as "entregas".
Com esta dúvida, a reportagem da Forbes questionou o grupo alemão sobre vendas, produção e aquisição. Um executivo da marca respondeu que produção e entregas diferem ligeiramente, porque, "um carro que foi produzido em 2016 pode ter sido entregue em 2017." E, respeitando a política interna da empresa, não divulgou nenhum número de produção.
Fonte: Forbes
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Com Golf líder, VW garante pódio 100% na Alemanha em novembro
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
As novidades da BYD para o Brasil e o mundo em 2025
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares