A Mercedes-Benz se especializou em antecipar seus veículos com o uso de esculturas. Em vez de colocar os carros em um fundo escuro, para que só insinuem suas silhuetas, a marca esculpe as formas básicas dos modelos e faz fotos destas obras sem susto nem recursos mirabolantes de luz (ou da falta dela). Agora chegou a vez de ela não apenas antecipar as linhas da 4ª geração do Classe A, mas também de quase confirmar que ele terá um sedã. Veja o perfil revelado pela Aesthetic A Sculpture abaixo.
Note como a "coluna C" da escultura avança sobre o que seria sua caixa de roda traseira. Se ele fosse um cupê, como o CLA, a coluna terminaria sobre o meio da caixa de roda, dando ao teto um caimento bem mais suave. Isso é definitivamente um sedã, provavelmente com uma janelinha extra das boas atrás das portas traseiras. A própria Mercedes-Benz confirma isso neste trecho do informativo de imprensa: "O "Aesthetics A" tem um desenho de três volumes, o que é um sinal de novas formas na classe compacta, já que fora da Alemanha e da Europa os sedãs clássicos também estão em alta demanda neste segmento". Além do sedã, a família Classe A também deverá ter um novo crossover, chamado de GLB, com estilo cupê.
O porta-malas deverá ter uma tampa curta, o que talvez atrapalhe o acesso ao interior do compartimento, mas não é algo que atrapalhe o Audi A3 Sedan, por exemplo, modelo que o novo Classe A Sedan terá como principal competidor. A BMW também corre por fora com um Série 1 de tração dianteira voltado ao mercado chinês e que foi recentemente flagrado na Alemanha. Um indicativo de que a marca da Baviera também pensa em vendê-lo em outros mercados.
O novo Classe A deve ser apresentado no Salão de Frankfurt, em setembro. A plataforma MFA será aperfeiçoada, com uso de mais aços de ultra alta resistência e outros materiais leves. A Mercedes-Benz afirma que "o tempo dos vincos (na carroceria) chegou ao fim". É a promessa de um desenho mais limpo, clássico e fácil de consertar em caso de batidas.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida