Com a posse programada para esta sexta-feira (20), o novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já se envolveu em várias polêmicas por declarações e opiniões suas e de sua equipe, que afetam diretamente a indústria automotiva.
Veja na lista abaixo as que tiveram mais repercussão:
1 - Trump diz que investimento de US$ 1,6 bi da Ford no México é "uma vergonha"
Famoso por sua campanha excêntrica e idéias radicais, Trump desta vez disparou seu ódio contra a Ford, após a marca divulgar planos de abrir uma nova fábrica no México. "Esta transação é uma grande vergonha. Nossos políticos desonestos e os interesses que os movem estão rindo na cara dos cidadãos norte-americanos", disse o presidente à agência Reuters.
2 - Trump ameaça a GM em polêmica sobre o Cruze Hatch
Trump também criou uma nova polêmica, desta vez conta a gigante norte-americana. Em um tweet, o novo Chefe de Estado apontou o dedo na cara da General Motors, afirmando que a marca está importando o Cruze Hatch do México e cruzando a fronteira sem pagar impostos.
3 - Trump questiona fábrica da Toyota no México, mas erra onde ela ficará
Donald Trump continua a disparar sua metralhadora contra as principais montadoras que atuam nos Estados Unidos. Depois de atingir a GM e a Ford com suas críticas, o presidente eleito agora atacou a Toyota. Poucas horas após a fabricante japonesa falar de sua nova fábrica no México para produzir o Corolla, o presidente eleito usou mais uma vez o Twitter para deixar a mensagem "Sem chance! Produza nos Estados Unidos ou pague todos os impostos de importação".
4 - Trump pode virar as costas para o setor de etanol e preocupa indústria
Equipe de assessores do presidente é formada basicamente por defensores da indústria do petróleo. Ao contrário do que pregou durante toda a campanha, Donald Trump não deve dar a atenção prometida ao setor produtor de etanol nos Estados Unidos. Em declarações recentes, membros da assessoria econômica do presidente não pouparam críticas à política de biocombustíveis e a julgaram como pouco relevante. "É um fossa negra de negociações", disse o bilionário Carl Icahn.
5 - Equipe de Trump sinaliza que pode taxar carros importados do Canadá
Após as polêmicas declarações de Trump envolvendo a produção da Ford e GM no México, agora as atenções se voltam para o Canadá. Nesta semana, a administração Trump sinalizou que seu vizinho do norte poderia enfrentar as mesmas restrições comerciais, conforme diz a matéria do site Automotive News.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida