Relembre cinco polêmicas envolvendo Trump e a indústria automotiva
Mesmo antes de assumir a presidência, Donald Trump criou várias polêmicas com o segmento
Com a posse programada para esta sexta-feira (20), o novo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, já se envolveu em várias polêmicas por declarações e opiniões suas e de sua equipe, que afetam diretamente a indústria automotiva.
Veja na lista abaixo as que tiveram mais repercussão:
1 - Trump diz que investimento de US$ 1,6 bi da Ford no México é "uma vergonha"
Famoso por sua campanha excêntrica e idéias radicais, Trump desta vez disparou seu ódio contra a Ford, após a marca divulgar planos de abrir uma nova fábrica no México. "Esta transação é uma grande vergonha. Nossos políticos desonestos e os interesses que os movem estão rindo na cara dos cidadãos norte-americanos", disse o presidente à agência Reuters.
2 - Trump ameaça a GM em polêmica sobre o Cruze Hatch
Trump também criou uma nova polêmica, desta vez conta a gigante norte-americana. Em um tweet, o novo Chefe de Estado apontou o dedo na cara da General Motors, afirmando que a marca está importando o Cruze Hatch do México e cruzando a fronteira sem pagar impostos.
3 - Trump questiona fábrica da Toyota no México, mas erra onde ela ficará
Donald Trump continua a disparar sua metralhadora contra as principais montadoras que atuam nos Estados Unidos. Depois de atingir a GM e a Ford com suas críticas, o presidente eleito agora atacou a Toyota. Poucas horas após a fabricante japonesa falar de sua nova fábrica no México para produzir o Corolla, o presidente eleito usou mais uma vez o Twitter para deixar a mensagem "Sem chance! Produza nos Estados Unidos ou pague todos os impostos de importação".
4 - Trump pode virar as costas para o setor de etanol e preocupa indústria
Equipe de assessores do presidente é formada basicamente por defensores da indústria do petróleo. Ao contrário do que pregou durante toda a campanha, Donald Trump não deve dar a atenção prometida ao setor produtor de etanol nos Estados Unidos. Em declarações recentes, membros da assessoria econômica do presidente não pouparam críticas à política de biocombustíveis e a julgaram como pouco relevante. "É um fossa negra de negociações", disse o bilionário Carl Icahn.
5 - Equipe de Trump sinaliza que pode taxar carros importados do Canadá
Após as polêmicas declarações de Trump envolvendo a produção da Ford e GM no México, agora as atenções se voltam para o Canadá. Nesta semana, a administração Trump sinalizou que seu vizinho do norte poderia enfrentar as mesmas restrições comerciais, conforme diz a matéria do site Automotive News.
Fotos: divulgação
Galeria: Donald Trump
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Avaliação Fiat Pulse Hybrid: o primeiro híbrido leve da marca vale a pena?
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro