Na contramão do Brasil, que encerrou o ano com queda de 20% nas vendas de automóveis, o mercado global teve crescimento acentuado nos últimos meses de 2016. Isso pode fazer 2017 chegar à quantidade de 77,73 milhões de automóveis vendidos, recorde histórico que pertencia ao ano passado, com 76,86 milhões de unidades, segundo o banco Scotiabank, do Canadá. O estudo feito pela instituição aponta que essa tendência de alta deve continuar em 2017, daí a expectativa de recorde, porém em um ritmo mais lento.
O aumento da demanda interna nos Estados Unidos, segundo maior mercado global, auxiliado pela retomada nos mercados emergentes, deve fazer o oitavo ano consecutivo de crescimento nas vendas globais de automóveis. A China, que fechou 2016 com impressionantes 28 milhões de emplacamentos, deve continuar a crescer, mas também com menos apetite.
Por outro lado, após anos de crescimento das vendas no Canadá e México (membros da NAFTA), espera-se uma leve queda em 2017. No Canadá, a redução se dará por conta dos reajustes de preços, bem como menor demanda em razão da substituição de importações nos EUA.
No caso do México, o principal fator de desaceleração nas vendas será o menor crescimento econômico aliado ao aumento nas taxas de juros e desvalorização da moeda. Vale lembrar que 40% dos veículos vendidos no país são importados.
Em queda nos últimos três anos, as vendas dos emergentes devem voltar a crescer em 2017, o primeiro aumento conjunto desde 2012. O interessante é a previsão de crescimento em todos as regiões, com destaque para a América do Sul, que começará a reverter a queda de quase 40% nos últimos três anos, especialmente no Brasil. A exceção é o Peru, o mercado mais estável da região nos últimos anos.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida